Crianças e adolescentes celebram mês da Consciência Negra em Vitória
Parque Moscoso também será cenário das atividades dos Cajun Do Quadro, Bela Vista e CaratoíraNo mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, os serviços e equipamentos da Secretaria de Assistência Social (Semas) organizaram uma série de atividades artísticas, culturais e esportivas trazendo reflexões sobre o combate ao racismo. As atividades são realizadas em diferentes espaços na capital.
O Museu Capixaba do Negro é o espaço escolhido para crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes - Cajun Do Quadro desfrutarem de um "Café Literário". O evento será no dia 17 de novembro, em dois momentos: das 8h30 às 10h40 e das 13h40 às 16h10.
O Parque Moscoso também será cenário das atividades dos Cajun Do Quadro, Bela Vista e Caratoíra. Os grupos faram apresentações culturais e esportivas no dia 25, das 8h10 às 15h30, na Concha Acústica. Durante todo o dia, grupos vão se revezar em apresentação de dança, teatro, percussão e capoeira.
Na programação, tem apresentação de dança com os adolescentes do Cajun Do Quadro, acompanhados com o toque de percussão entoados pelos adolescentes do Cajun Caratoíra. Além de congo, com o grupo de Bela Vista, e esquete de teatro de Rua do Cajun Do Quadro.
A Concha Acústica também será palco para as apresentações culturais de idosos usuários do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) Centro. O grupo fará apresentações musicais e encenação de teatro.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, ações afirmativas são mais um meio de promover a redução das desigualdades raciais e inclusão social. "O público atendido pela Assistência Social é de uma maioria preta e parda (negros) e as ações do Dia Nacional da Consciência Negra são necessários", afirma.
Dia da Consciência Negra
No dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, feriado em mais de mil cidades brasileiras e uma referência à morte de Zumbi de Palmares, negro pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade. Foi líder do Quilombo dos Palmares e morto em 1695 na região de Alagoas.
Sua vida foi marcada pela luta contra a escravidão que terminou oficialmente 190 anos após sua morte, no dia 13 de maio de 1888, com a Lei Áurea.
O Dia da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Fala também sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira.
Agenda de ações
•17/11 - Café Literário no Museu do Negro - Mucane
Horário: das 8h30 às 10h40 e das 13h40 às 16h10, com todos as crianças e adolescentes.
•25/11 - Evento alusivo ao dia da Consciência Negra - Na concha Acústica do Parque Moscoso
Cajuns Do Quadro, Caratoíra e Bela Vista: apresentação de Dança, teatro, percussão e capoeira.
Horário: manhã, das 9h às 11h. Tarde, das 13h30 às 16h.