Casos de bronquiolite aumentam em Linhares e Secretaria de Saúde alerta para prevenção

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Casos de bronquiolite aumentam em Linhares e Secretaria de Saúde alerta para prevenção

Linhares, Saúde - Bronquiolite

A secretaria municipal de Saúde de Linhares faz um alerta à população sobre a necessidade de reforçar os cuidados para evitar o aumento de doenças respiratórias, especialmente em bebês e crianças pequenas. O crescimento no número de casos já era esperado neste período, com o retorno às aulas, o Carnaval e a chegada do outono.

Neste ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil 24 horas, no bairro Shell, já registrou 154 casos confirmados de bronquiolite, um aumento em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 119 casos.

A bronquiolite é uma infecção viral que atinge o trato respiratório inferior, afetando principalmente crianças menores de 2 anos. O principal agente causador da doença é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por grande parte das internações infantis devido a problemas respiratórios.


Sintomas mais comuns:

  • Coriza
  • Tosse leve
  • Febre ocasional
  • Cansaço e dificuldade para respirar (nos casos mais graves)

Segundo a médica pediatra Maiara Capila, da UPA Infantil de Linhares, a atenção deve ser redobrada com os bebês. “O público infantil requer um cuidado especial, pois a maioria dos casos ocorre em crianças menores de dois anos. Os pais devem ficar atentos se a criança apresentar sinais de cansaço ou dificuldades para respirar”, alerta a especialista.

Prevenção e vacinação são fundamentais

A melhor forma de reduzir os riscos de complicações é manter a caderneta de vacinação atualizada. A médica reforça a importância da imunização contra a gripe, que pode ajudar a evitar infecções respiratórias graves.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um dos principais responsáveis por infecções respiratórias em bebês e pode ser perigoso para crianças pequenas. Em menores de 2 anos, ele é responsável por até 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias”, explica a pediatra.

Diante do aumento de casos, a orientação é que pais e responsáveis redobrem os cuidados, evitando ambientes fechados e mantendo as crianças longe de pessoas gripadas sempre que possível.

Portal SBN

Últimas da Bahia

Veja Mais +