CAPS realiza palestra sobre a prevenção do uso de álcool e drogas para alunos do CEEFMTI Manoel Duarte da Cunha em Pedro Canário
Esperamos que os nossos alunos coloquem em prática as informações passadas” – disse o diretor.A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou na última quinta-feira (23/6), no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Manoel Duarte da Cunha, uma palestra em alusão a Semana Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.
O encontro foi destinado para adolescentes de 14 a 17 anos, estudantes do ensino médio. A palestra ministrada pelo psicólogo do CAPS, André Luiz Marques Moreira, abordou situações que contribuem para a entrada no mundo das drogas e do crime.
“O Centro de Atenção Psicossocial promove a prevenção do uso de álcool e outras drogas, além do seu tratamento. Uma das formas de conscientização é as palestras nas escolas, destacando os problemas causados pelo abuso de álcool e outras drogas e também reforçando sobre o aumento da criminalidade. Percebemos o quanto isso afeta o emocional das famílias, tanto do agressor, quanto da vítima. Por esse motivo, estamos reforçando essa atividade nas escolas” – declarou o psicólogo.
O Centro de Atenção Psicossocial realizou um levantamento abordando vários motivos pelos quais os pacientes entraram no submundo do vício ou do crime, de acordo com esse levantamento, os motivos mais citados são. Influência de amigos, dificuldade financeira, uso de drogas, dinheiro fácil, ambiente permissivo, sensação de poder, separação conjugal, desemprego, falecimento de um familiar, problemas familiares, problemas psicológicos, não ouvir conselho dos pais, o crime como opção de vida, sexualidade desregrada e revolta diante de alguma situação.
O diretor da Instituição de Ensino, reforçou que esses encontros são importantes, tendo em vista a escalada da violência e o grande número de pessoas viciadas no País. “É muito importante a intervenção da Secretaria Municipal de Saúde para a nossa escola, principalmente para o público do ensino médio. O município tem várias famílias em vulnerabilidade social, contribuindo para que os nossos jovens e adolescentes ingressem no mundo das drogas, criando um cenário caótico para o futuro no contexto social e coletivo. A palestra foi conduzida de uma forma pedagógica e observamos que os estudantes se envolveram, participaram e aceitaram os conselhos. Esperamos que os nossos alunos coloquem em prática as informações passadas” – disse o diretor.
PORTAL SBN | Daniel Viana