Reunião em Vitória trata sobre abastecimento de água na zona rural em Pinheiros
A Prefeitura de Pinheiros deu início às tratativas para a implantação de um sistema regular de abastecimento de água tratada em comunidades da zona rural do município. O tema foi discutido em reunião realizada nesta quarta-feira, (17/12/2025), na sede da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), em Vitória, com a participação do prefeito Edilson Monteiro e dirigentes da concessionária.
Durante o encontro, o chefe do Executivo municipal apresentou formalmente as demandas para a realização de um estudo técnico que deverá subsidiar futuras decisões sobre a instalação dos sistemas de abastecimento. A proposta contempla os assentamentos Maria Olinda, Olinda II, Nova Vitória, Onze de Agosto, Lagoa Seca e São José do Jundiá, na região conhecida como Ranha.
Ao tratar do encaminhamento, Edilson Monteiro explicou que a iniciativa marca a primeira etapa do processo. Segundo ele, “viemos apresentar as demandas para que possamos construir um estudo técnico que leve, mais adiante, à decisão de implantar o abastecimento de água”. O prefeito acrescentou que o levantamento inicial é necessário para identificar as intervenções exigidas em cada localidade.
A reunião ocorre após a assinatura do Termo de Transação, firmada no início deste mês, que assegura a continuidade da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário pela Cesan no município de Pinheiros. O acordo permitiu retomar o diálogo institucional entre o município e a companhia.
Durante o encontro, o diretor-presidente da Cesan, Munir Abud de Oliveira, reafirmou o compromisso da empresa com a ampliação do saneamento básico no Espírito Santo. Ele destacou que “a população de Pinheiros pode esperar uma atenção máxima da Cesan” e afirmou que a missão da companhia é levar saneamento a todas as regiões do Estado, conforme diretriz do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço.
Também participaram da reunião o deputado estadual Toninho da Emater, o diretor administrativo e comercial da Cesan, Rafael Grossi, a diretora de Engenharia e Meio Ambiente, Kátia Muniz Côco, e o secretário da Superintendência de Governo, Eric Silvestre.
As demandas apresentadas agora serão analisadas tecnicamente pela Cesan, que deverá definir os próximos passos relacionados à viabilidade dos sistemas de abastecimento nas comunidades rurais do município.
Portal SBN | Lucas Queiroz

