Cantora portuguesa Surma vem ao Brasil pela primeira vez para apresentação única em Vitória
Atração da Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil, a artista Surma faz show nesta sexta, 30 de janeiro, no Espaço A Selva, no Centro
Após o show da cantora portuguesa Marisa Liz com participação de Paulinho Moska no Festival Delírio Tropical, em Vila Velha, a Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil traz a Vitória a cantora Surma para apresentação única, nesta sexta, 30 de janeiro, no Espaço A Selva, no Centro.
As apresentações compõem as atrações da Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil, uma iniciativa do Arte Institute, organização sediada em Nova York que promove o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal por meio de uma programação multidisciplinar. Entre novembro de 2025 e janeiro de 2026, a Mostra reuniu mais de 80 artistas em seis cidades brasileiras, com atividades que abrangem música, dança, artes visuais, cinema e literatura, apresentando ao público brasileiro um panorama diverso e atual da produção artística portuguesa e de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, fortalecendo pontes criativas e di&aa cute;logos culturais.
O show de Surma conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e integra a programação do “After Delírio Tropical”, iniciando por volta de 1h, logo após o término dos shows do festival.
Sobre Surma
Natural da cidade de Leiria, a multiartista Surma irá apresentar ao público brasileiro um universo sonoro singular, em que eletrônica, jazz, experimentação e uma forte identidade estética se cruzam. Conhecida pela ousadia criativa e por performances intensas, a cantora construiu uma carreira internacional marcada por mais de 250 concertos em cerca de 21 países.
No espaço A Selva, ela apresenta a estética do álbum “alla”, trabalho que reafirma sua liberdade artística e capacidade de surpreender, conduzindo o público por paisagens sonoras que vão do íntimo ao expansivo.
Para Ana Ventura Miranda, fundadora e diretora do Arte Institute, organização responsável pela Mostra, a presença das duas artistas sintetiza o espírito do projeto: “Trazer Surma e Marisa Liz ao Brasil é reafirmar o compromisso da Mostra Portugal Contemporâneo em apresentar uma cena musical plural, contemporânea e ousada. As atrações mostram um Portugal criativo, diverso e em constante diálogo com o mundo, especialmente co m o Brasil”, diz.
PROGRAME-SE:
Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil
Show da cantora portuguesa Surma
Data: 30 de janeiro de 2026 (sexta)
Horário: a artista se apresenta à 1h
Ingressos: a partir de R$20
Antecipados: https://zig.tickets/eventos/pantera-surma
Local: A Selva - R. Sete de Setembro, 493, Centro, Vitória (ES)
Apoio: Câmara Municipal de Leiria
SIGA O ARTE INSTITUTE:
Instagram: https://www.instagram.com/arteinstitute_official/
Sobre o Arte Institute: Fundado no dia 11 de abril de 2011, o Arte Institute é uma organização pioneira, independente e sem fins lucrativos, sediada em Nova York, que dinamiza a produção e difusão de artistas e projetos de arte contemporânea portuguesa, através de eventos que produz em todos os continentes. Em 14 anos já promoveu mais de 1200 artistas e esteve presente em 38 países e 119 cidades.
Sobre a AUDIOGEST: A AUDIOGEST é a entidade de gestão coletiva que representa os direitos dos produtores de fonogramas (gravadoras) em Portugal, abrangendo tanto o repertório nacional como o internacional. Fundada em 2002, a AUDIOGEST desempenha um papel central na salvaguarda dos direitos dos produtores, assegurando uma remuneração justa e promovendo o crescimento sustentável da indústria da música em Portugal.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS
