Último episódio de websérie aponta o papel da juventude negra no combate ao racismo

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Último episódio de websérie aponta o papel da juventude negra no combate ao racismo

Cultura - “a Resistência Da Juventude Negra”

A websérie “A Resistência da Juventude Negra” vai abordar o impacto das mobilizações do Fejunes na construção do futuro da juventude negra capixaba, em programa que será disponibilizado no dia 11 de fevereiro, nas plataformas digitais

Último episódio de websérie aponta o papel da juventude negra no combate ao racismoA websérie documental “A Resistência da Juventude Negra” entra na reta final, com foco no papel da juventude negra no combate ao racismo estrutural e na luta por equidade de direitos, por meio da valorização da cultura afro-brasileira e da garantia de oportunidades iguais na educação, mercado de trabalho e espaços de poder.

O terceiro e último episódio, “Caminhos para a Transformação”, será disponibilizado no próximo dia 11 de fevereiro, no YouTube (@fejunesforum5094) e no Instagram (@fejunes) do Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes). O programa traz um registro documental da Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra a partir de uma conexão entre passado e presente.

Violência racial

Último episódio de websérie aponta o papel da juventude negra no combate ao racismoRealizada há 18 anos pelo Fejunes, a manifestação ocorre tradicionalmente em 20 de novembro, no Dia Nacional da Consciência Negra, quando os jovens percorrem espaços urbanos de Vitória com o objetivo de denunciar a violência racial, a letalidade policial e os altos índices de homicídios contra jovens negros e pobres.

Dados do Atlas da Violência 2025 e pesquisas da Fiocruz indicam que pessoas negras representam cerca de 76% a 77% das vítimas de homicídio no país. O perfil das vítimas é majoritariamente masculino, jovem (15 a 29 anos), negro (pretos e pardos) e morador de periferias ou áreas vulneráveis.

Protagonismo juvenil

Último episódio de websérie aponta o papel da juventude negra no combate ao racismoCom idealização e direção de Filipe Lima, o último episódio da websérie se propõe a demonstrar a força da juventude como protagonista das lutas históricas do movimento negro, abordando o impacto das mobilizações na construção do futuro da juventude negra capixaba. “Ela busca entender o que motiva a juventude negra a se organizar e a resistir ao racismo estrutural, explorando a relevância da Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra como uma plataforma de denúncia e luta pela vida, contra a violência que ainda assola suas comunidades”, destaca.

De acordo com a presidente do Fejunes e produtora executiva Emanuella Gonçalo, a websérie oferece ao público a oportunidade de acompanhar as edições da Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra e do Festival Cultura Negra no ano de 2025. Por meio de imagens, entrevistas e depoimentos, os jovens dão vida ao esforço coletivo para transformar a dor e a opressão em força de resistência. “A partir dessas duas mobilizações, a série também revela os desafios enfrentados pelos jovens negros na luta contra o racismo, as barreiras sociais e as dificuldades impostas pelo sistema”, afirma.

Bônus

Último episódio de websérie aponta o papel da juventude negra no combate ao racismoApós a disponibilização deste episódio, a produção irá exibir um bônus com os bastidores das gravações, no dia 18 de fevereiro, nas plataformas do Fejunes. “A ideia é revelar os desafios e possibilidades da equipe de produção ao registrar os eventos em formato de websérie”, observa Emanuella Gonçalo.

O diretor Filipe Lima acrescenta: “A Resistência da Juventude Negra é um tributo à juventude que, com coragem e determinação, dá voz à sua história e a coloca como protagonista na construção de um futuro mais igualitário, onde o racismo e a desigualdade não mais prevalecerão”.

PROGRAME-SE:

 “A Resistência da Juventude Negra” – websérie em três episódios e um bônus

Onde assistir:

Último episódio de websérie aponta o papel da juventude negra no combate ao racismoInstagram: @fejunes

YouTube:  www.youtube.com/@fejunesforum5094

3ª episódio

Data: 11 de fevereiro

Horário: 11h

Tema: Caminhos para a Transformação

Sinopse: Uma conexão entre passado e presente, tendo a juventude como protagonista das lutas históricas do movimento negro, abordando o impacto das mobilizações na construção do futuro da juventude negra capixaba.

Episódio bônus

Data: 18 de fevereiro

Horário: 11h

Sinopse: Bastidores das gravações revelam desafios e possibilidades da equipe de produção ao registrar os eventos em formato de websérie.

Episódios disponíveis:

1º episódio

Tema: Superando Barreiras e Conquistando Espaços

Sinopse: Apresentação da Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, com foco nas conquistas e desafios diários da juventude negra capixaba.

2º episódio

Último episódio de websérie aponta o papel da juventude negra no combate ao racismoTema: A Luta e a Arte como Resistência

Sinopse: Como arte e mobilização social se entrelaçam no Festival de Cultura Negra como poderosas ferramentas de resistência e afirmação da identidade negra.

Projeto selecionado pelo Edital nº 08/2024 - Cultura Digital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), na Linha de Fomento 1 – Produção de Obra Seriada – Webséries.

FICHA TÉCNICA:

Filipe Gutemberg Costa Lima - Direção geral e roteiro

Emanuella Gonçalo do Nascimento - Produção executiva

Esther Ferreira dos Santos - Social media

Zayra Sampaio - Assistente de produção

José Roberto Santos Neves e Daniella Spadeto - Assessoria de imprensa

Tec Perifa (Renato Moulin) – Fotografia de equipe, filmagem, produção, edição e sonorização

Marcus Paulo Camargo Barros “Prince Lee” – Fotografia (making of)

Gisele Paulo - Fotografia

Wender Santos Gonçalves – Composição de trilha sonora

Tommaso Bellone Júnior - Especialista em legendas descritivas

Dalisy Rodrigues Carvalho - Design gráfico

Joyce Karolina Baiense - Intérprete de Libras

SOBRE O FEJUNES:

Último episódio de websérie aponta o papel da juventude negra no combate ao racismoEm atividade desde 2007, o Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) nasce com a missão de organizar a juventude negra capixaba na luta antirracista, pela emancipação do povo negro e contra qualquer forma de opressão. A entidade se articula com o movimento negro do Espírito Santo para cobrar do poder público o cumprimento de direitos sociais previstos na Carta Magna, como educação de qualidade em todos os níveis, voltada para uma formação humanista e cultural; sistema de saúde com ênfase na prevenção de doenças; uma política de segurança que não criminalize a pobrez a e a população negra periférica, assim como um investimento maior na área cultural e a defesa e ampliação das ações afirmativas nas esferas federal, estadual e municipal.

PORTAL  SBN |  SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS 

Últimas da Bahia

Veja Mais +