Vale Música Jazz Band recebe Nelson Ayres em concerto de música instrumental brasileira
Maestro e arranjador Nelson Ayres é o convidado da Vale Música Jazz Band em concerto que será realizado neste sábado, às 19h, no Centro Cultural Sesc Glória, com entrada francaUm dos regentes mais respeitados do país, Nelson Ayres é o convidado da Vale Música Jazz Band no espetáculo de encerramento do calendário de atividades do Projeto Vale Música Espírito Santo em 2022. O concerto “Vale Música Jazz Band convida Nelson Ayres” será realizado no próximo sábado (17/12), às 19h, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória.
O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrada é gratuita, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo.
Sob a regência do maestro Eduardo Lucas, o programa vai reunir composições e arranjos de Nelson Ayres para big band com base na diversidade de ritmos da música popular brasileira. Entre os temas selecionados há também composições de mestres como Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil e João Donato.
O concerto terá a participação da cantora capixaba Luiza Dutra, que vai interpretar “Anos Dourados” (Tom Jobim/Chico Buarque) e “A História de Lily Braun” (Chico Buarque/Edu Lobo).
Com 40 anos de carreira, o pianista, regente e compositor Nelson Ayres consagrou-se como uma das personalidades da música instrumental brasileira contemporânea. Como regente, destacou-se à frente da
Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e por reger prestigiosas formações no Brasil e no exterior, incluindo a Orquestra Filarmônica de Israel; como pianista, liderou o Nelson Ayres Trio e o quinteto Pau Brasil, além de dividir o palco com grandes nomes do jazz e da MPB.
Esta será a primeira vez que Nelson Ayres vai se apresentar com um Grupo de Referência do Projeto Vale Música Espírito Santo. Em novembro de 2020, o regente fez o arranjo para uma adaptação da obra de Beethoven gravada de forma remota por alunos do projeto. “O resultado daquela experiência foi muito bom. Fiquei contente com o desempenho dos alunos. Eles são excelentes músicos e vai ser superdivertido trabalhar com o grupo agora de forma presencial”, comenta o regente, que neste concerto irá se apresentar como pianista solo.
Formato jazzístico
Segundo Nelson Ayres, a proposta do concerto é a de trazer a música brasileira de várias épocas e estilos para o formato jazzístico das big bands, aproveitando as possibilidades oferecidas por esta formação musical. “A big band representa um caminho muito interessante entre a música erudita tradicional e a música popular, um mix entre a tradição da música clássica europeia e a tradição da música afro-americana, que engloba a música popular dos continentes americanos”, ensina.
Nesse sentido, prossegue Ayres, formações como a da Vale Música Jazz Band possibilitam aos músicos a liberdade de criação dentro da estrutura dos arranjos: “A música para big band é toda escrita em partituras, mas ao mesmo tempo proporciona liberdade para os músicos criarem e improvisarem dentro da execução musical. É algo que abre muitas portas para a música brasileira”, analisa.
De acordo com o maestro Eduardo Lucas, este concerto integra a filosofia do Projeto Vale Música Espírito Santo de oferecer ao público espetáculos em que os alunos dividem o palco com grandes nomes da música brasileira. “A concepção desse concerto é a de oferecer aos alunos uma vivência de música popular bem aprofundada, e o Nelson Ayres tem uma perspectiva
transcultural em suas obras. Ele é um dos maiores nomes da música popular brasileira, um compositor que consegue sintetizar muito bem as referências estéticas de diversas culturas como o jazz, o blues e a world music, fazendo uma conexão com a música brasileira”, define o maestro, destacando a complexidade do programa: “O repertório é muito complexo, tem muitos solos, muitos trechos rápidos, harmonias densas, movimentos harmônicos interessantes e sofisticados. Estamos oferecendo aos alunos o acesso a eventos que possam ser significativos para sua vivência profissional e musical”, completa.
PROGRAME-SE:
Concerto “Vale Música Jazz Band Convida Nelson Ayres”
Regência: Eduardo Lucas
Data: 17 de dezembro (sábado)
Horário: 19h
Local: Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
Entrada franca. Retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do concerto, a partir das 18h
REPERTÓRIO:
1. Hora da Verdade (Nelson Ayres)
2. Organdi e Gomalina (Nelson Ayres)
3. Jeovah (Nelson Ayres)
4. Waltz of the Trees (Vitor Assis Brasil)
5. Sebastiana (Jackson do Pandeiro) - Arr. Nelson Ayres
6. Quatro Cantos (Nelson Ayres)
7. Vitor (Nelson Ayres) - Solista: Eduardo Mariano
8. Lugar Comum (João Donato / Gilberto Gil) - Arr. Nelson Ayres
9. Anos dourados (Tom Jobim) - Arr. Nelson Ayres - Part. Luiza Dutra
10. Lily Braun (Edu Lobo e Chico Buarque) - Arr. Nelson Ayres - Part. Luiza Dutra
11. Olé! (Nelson Ayres)
12. Só Xote (Nelson Ayres)
Formação da Vale Música Jazz Band:
Saxofone alto
Tiago Veloso
Eduardo Mariano
Saxofone tenor
Matheus Damiani
Gilson Villas Boas
Saxofone barítono
Samuel Santos
Trombone
Ricley Ribeiro
Rhyan Trindade
Felipe Silva
Moisés Felipe
Trombone Baixo
Harilson Rodrigues
Trompete
Ailton Junior
Elen Cristina
Tyago de Paulo
Lucas Damasceno
Rebeca Vitória
Israel Amaro
Guitarra
Fernando Martins
Igor Cowosque
Piano
Matheus Germano
Kauan Junior
Ricardo Magris
Baixo elétrico e contrabaixo acústico
David Reboli
Bateria
Samuel Nascimento
Henrique Ferreira
Saiba mais sobre Nelson Ayres:
Reconhecido como um inovador da música instrumental brasileira contemporânea, o pianista, regente e compositor Nelson Ayres foi durante dez anos maestro da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Como pianista, atua no Nelson Ayres Trio, divide o palco com a cantora Mônica Salmaso e lidera desde 1978 o Quinteto Pau Brasil, com o qual conquistou os títulos de Melhor CD e Melhor Grupo Instrumental no Prêmio da Música Brasileira, em 2013, com o CD “Villa Lobos Superstar”.
Nelson Ayres tocou e gravou com grandes nomes do jazz, como Benny Carter, Dizzy Gillespie, Toots Thielemans, Airto Moreira e Flora Purim, Ron Carter e Walter Booker. Na MPB, atuou com estrelas como Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Edu Lobo, Simone, Nana e Dori Caymmi, Milton Nascimento e Gal Costa. Com César Camargo Mariano, estrelou em 1984 o espetáculo “Prisma”, primeiro show brasileiro a usar intensivamente recursos de computação aliados a instrumentos eletrônicos.
Suas composições foram gravadas por Milton Nascimento, Herbie Mann, Mônica Salmaso, César Mariano, Renato Braz, Kenny Kotwick, Joyce, Ivan Lins, Marlui Miranda, e até pelo cantor romântico Daniel. No campo erudito,
teve composições executadas por orquestras, solistas e grupos de câmara em todo o mundo, como a Orquestra Sinfônica de Jerusalém, New York Symphony Brass Quintet, Ahn Trio, Henry Bok e Julliard Brass Quintet.
Seus CDs “Mantiqueira” (1981), “Perto do Coração” (2003), e “Paixão” (2011) são considerados clássicos da música instrumental brasileira. Seu mais recente projeto é a reedição da Nelson Ayres Big Band, que marcou época na década de 1970 e renasce agora com 16 dos mais talentosos músicos de São Paulo.
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS