Ronnie Silveira lança novo álbum inspirado nas emoções e experiências de vida
Cantor e compositor capixaba disponibiliza as quatro faixas do seu segundo EP, “Ser”, nesta sexta (22), nas plataformas digitaisAs experiências de vida inspiram o novo EP (extended-play) do cantor e compositor capixaba Ronnie Silveira. Intitulado “Ser”, o trabalho chega às plataformas digitais na próxima sexta-feira (22/11), reunindo quatro composições inéditas de sua autoria, com temas relacionados às emoções, desafios, medos e aos dilemas da vida contemporânea.
Com mais de 15 anos de atuação na cena musical capixaba, Ronnie Silveira entende que este registro fonográfico representa um momento de amadurecimento da sua atuação como compositor. “Este EP agrega muito à minha carreira, principalmente pelas mensagens transmitidas nas letras. O objetivo é as músicas proporcionarem bem-estar, resiliência, de modo que as pessoas sejam mais compreensivas e se sintam mais motivadas para buscar seus objetivos no dia a dia”, afirma o músico.
Seguindo essa linha, em outubro passado, Ronnie apresentou ao público o single “Emocionado”, que conta com a participação especial do cantor e compositor Dan Abranches. Em seguida, lançou o videoclipe da música, com direção geral de Filipe Mageski e direção de arte de Gabi Nalli, disponível em seu canal no YouTube.
Escrita por Ronnie, a letra de “Emocionado” é inspirada em um debate recorrente nas redes sociais sobre a dificuldade das pessoas em expressar suas emoções. “Muita gente evita expressar sentimentos dentro das relações humanas por considerar como algo negativo. A música surge com o intuito de trazer o oposto disso, e mostrar que as emoções devem ser demonstradas sim, controladas às vezes, mas nunca reprimidas”, observa o cantor.
Recomeços
A faixa “Emocionado” faz parte do EP juntamente com as canções “Até”, “Ser” e “Saída”. Em “Até”, ele lembra que todos os ciclos se iniciam para ter um fim, e que a vida é feita de recomeços. Surgida em uma noite de insônia, envolta em dilemas existenciais, a faixa-título “Ser” foi construída a partir da perspectiva da superação de adversidades rumo a um futuro melhor. “Saída”, por sua vez, traz uma mensagem de serenidade e otimismo para o público: “Agradeço a cor do sol iluminando a consciência, clareando um outro lado/E entendo que o que se foi não é um presente ausente e sim um recente passado/Agradeço se o incomum se entrega em minha mente no encontro do perfeito e o abstrato/Onde todo ideal pode ser tão incrivelmente imprevisível, admirável”, diz um trecho da letra.
“Cada canção desse EP complementa a outra. É interessante que as pessoas tirem suas próprias conclusões sobre a mensagem que a música transmite”, vislumbra o cantor.
“MPB rock”
Em todas as faixas, Ronnie Silveira exibe o estilo com o qual vem se destacando na cena musical local, a partir da junção de influências da MPB e do rock. Entre as suas referências ele cita The Beatles, Milton Nascimento, Os Mutantes, Oasis, Novos Baianos e Red Hot Chilli Peppers. “Por isso, me sinto parte da nova MPB e também do rock”, comenta.
O show de lançamento do EP “Ser” acontecerá em Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, em dezembro. Em seguida, Ronnie vai intensificar a divulgação do álbum com apresentações em casas noturnas da Grande Vitória e do interior.
PROGRAME-SE:
Lançamento do EP “Ser”
Artista: Ronnie Silveira
Quatro faixas: “Emocionado”, “Até”, “Ser” e “Saída”
Quando: 22 de novembro (sexta-feira)
Horário: 0h
Onde ouvir: Spotify, Deezer, Itunes, YouTube
Apoio: O EP “Ser” foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo
FAIXA A FAIXA POR RONNIE SILVEIRA
Emocionado
“Retrata o medo de demonstrar os sentimentos, que leva muitos a optarem por reprimi-los. A mensagem da letra traz a ideia da libertação dos sentimentos, em um mundo onde ser emocionado pode representar um motivo de orgulho, por se tratar de uma atitude verdadeira”.
Até
“Traz a trajetória de vida e as buscas por possibilidades de transcender a tudo que ela nos impõe, muitas vezes em uma tentativa de ‘correr atrás do tempo’. Por se tratar de uma reflexão, o objetivo compreende-se em dizer que determinados processos não precisam ser o fim de um projeto de vida, e que ciclos se iniciam para ter um fim. Assim é a vida, onde os sonhos podem renascer, recomeçar, se reinventar e tornar vivo o propósito pelo qual se deve a maior reverência: a dádiva da existência”.
Ser
Esta faixa surgiu em uma noite de insônia e das crises existenciais envoltas neste momento de ansiedade e angústia, mas também da reflexão e do desejo de que tudo possa ser melhor amanhã. Criada inicialmente como poesia e transformada em letra, a composição retrata o eu lírico sobrecarregado com o cansaço das ‘buscas’ do dia a dia, não conseguindo desligar o corpo e a mente e apenas dormir, pois muitos são os pensamentos que o afligem. Porém, o respiro de imaginar novos e bons ares abrandece a insônia, e o sono encontra o sonho de acreditar que os dias onde todos buscam a evolução do seu ‘ser’ estão por vir, para que todos possam aceitar fazer o bem, serem mais conscientes, livres e resilientes, compreendendo os processos e ciclos da existência humana, para que todos consigam olhar para dentro de si e lidar com os seus respectivos medos e modos”.
Saída
“Fala sobre a dúvida ou a busca por objetivos. O medo nos impede de tomar decisões, mas, com coragem, resiliência e gratidão é possível passar pelos processos e encontrar a verdadeira saída. Esta canção complementa a temática das canções anteriores e tem o objetivo de trazer um ar de serenidade, otimismo e motivação aos ouvintes”.
FICHA TÉCNICA:
Bateria, voz: Ronnie Silveira
Baixo, violões e guitarra: Thiago Arruda
Guitarra steel: Ricardo Cachalote
Teclados: Lucas Arruda
Voz Feat. (participação especial): Dan Abranches
Mixagem: Renan Silveira/ Dan Abranches
Masterização: Igor Comerio
Produção musical: Thiago Arruda
Capa: Ranuza Diniz
Fotos: Davi Souza @pictirando
SAIBA MAIS SOBRE RONNIE SILVEIRA:
Natural de Vargem Alta, o músico capixaba Ronnie Silveira atuou em diversos projetos e realizou colaborações com músicos de renome na Região Sul do Espírito Santo dentro de estilos variados como o pop, rock, MPB, jazz, samba e reggae. Algumas de suas parcerias foram com o músico cachoeirense Aroldo Sampaio e as bandas Estado de Sítio, Jurassic Band, Polifonia, Projeto Feijoada e Soturno Jazz Band.
Apresentou-se no Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras (RJ), Festival Caparaó de Jazz & Blues, Guaçuí Jazz & Blues Festival, Festival de Inverno de Guaçuí, Feira dos Municípios e Moqueca Pop, entre outros grandes eventos em municípios do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Em 2018, lançou-se definitivamente como cantor solo. Com o trabalho de releitura “Influências”, em 2021, apresentou músicas que compõem sua identidade musical, com releituras da MPB, R&B, blues e rock’n’roll.
Em fevereiro de 2023, lançou seu primeiro single e clipe, intitulado “Vamos Conversar”, em parceria com o cantor e compositor cachoeirense João e As Coisas Não Essenciais. Em seguida, o single e o clipe “Doce” abriram os caminhos para o lançamento de seu primeiro EP, “Tão Alto”, em outubro de 2023, bem como o clipe da faixa “Círculos”, com participação do guitarrista e produtor Thiago Arruda.
Em 2024, Ronnie lançou o documentário e live session “Tão Alto”, e prepara os caminhos para a chegada de seu segundo EP.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS