Ressaca de ano novo? Saiba como evitar e combater os efeitos do álcool no organismo
Beber água durante os festejos, comer ovos e não ficar com estômago vazio amenizam mal-estar do dia seguinteDepois de todo o estresse - e de todas as conquistas - de 2022, nada melhor do que comemorar com a família e os amigos a passagem do ano. Nessa hora, exageros no consumo de álcool são bastante frequentes, o que pode dar muita dor de cabeça no dia seguinte.
Os efeitos do excesso de álcool variam de pessoa para a pessoa, mas alguns sintomas são bastante comuns: desidratação, cansaço, dor de cabeça, náusea, vômitos. Isso acontece porque a substância ataca vários órgãos.
Quando o álcool entra em contato com o fígado, é metabolizado por duas enzimas. A ADH transforma o álcool em uma toxina chamada acetaldeído, responsável por causar dificuldades cognitivas, perda de memória, boca seca e esgotamento físico. A ALDH transforma o álcool em acetato, que vira dióxido de carbono e água. Apenas após esse processo, o indivíduo se sente melhor, segundo o Reactions, canal de ciência do YouTube. Confira a seguir quatro dicas para começar 2023 sem ressaca.
Coma algo enquanto bebe Bebidas alcóolicas afetam o revestimento mucoso do estômago, uma barreira protetora contra o conteúdo ácido dos alimentos. Esse revestimento também retarda a absorção de álcool, e é por isso que você fica bêbado mais rápido com o estômago vazio. Tente comer o equivalente a uma refeição completa antes de beber - se puder incluir carne, melhor ainda.
1 copo de água para 1 copo de bebida alcólica Seja vinho, cerveja ou espumante, o álcool é uma bebida diurética, o que significa que bloqueia a produção do hormônio vasopressina, cuja função é regular a quantidade de água que seus rins podem reter. Beber água ajuda a manter o corpo hidratado, evitando tonturas, dor de cabeça e exaustão.
Não beba álcool perto da hora de dormir O álcool afeta dois neurotransmissores ligados ao sono (gaba e glutamate), o que faz com que o sono não seja reparador - mesmo que você passe mais tempo dormindo. Então pare de ingerir bebidas alcoólicas pelo menos uma hora e meia antes de dormir.
Coma ovos no café da manhã do dia seguinte O alimento possui uma alta concentração do aminoácido L-cisteína, que ajuda o corpo a desfazer o excesso de acetaldeído no organismo e, consequentemente, diminuir a sensação de mal-estar.
PORTAL SBN