Renato Casagrande anuncia R$ 200 milhões para infraestrutura climática no ES
Na última quarta-feira (19/02/2025) o governador, Renato Casagrande, anunciou o lançamento do Fundo Cidades 2025. O evento contou com a presença de secretários, prefeitos, deputados entre outras autoridades.
Neste ano, o Fundo Cidades tem como proposta promover as adaptações dos municípios às mudanças climáticas, financiando obras de prevenção e mitigação aos efeitos extremos do clima, com um investimento total de R$ 200 milhões.
“O Espírito Santo é referência nas políticas públicas de adaptação às mudanças climáticas. Somos o Estado que mais faz obra em infraestrutura, mesmo tendo a menor carga tributária do País. Temos um Estado saudável, transparente e com planejamento. Em 2023, anunciamos o Fundo Cidades - Adaptação às Mudanças Climáticas para estimular que os gestores municipais dessem prioridade ao aumento da resiliência das cidades para enfrentar as mudanças do clima”, afirmou o governador.
O programa opera desde 2014, oferecendo apoio financeiro aos municípios para investimentos em infraestrutura, desenvolvimento social e econômico. Para receber recursos, os municípios devem cumprir critérios legais e prestar contas. “Os municípios devem aderir ao plano Cidades Resilientes para acessar o recurso. Após o envio do plano de trabalho e documentos, a proposta é submetida à comissão, que faz uma análise prévia baseada no relatório da Defesa Civil. O processo é rápido, por isso o fundo é uma metodologia desburocratizada”, frisou a Secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso.
O prefeito de Jaguaré e presidente do Prodnorte, Marcos Guerra, ressaltou a importância do programa. “É muito importante essa sensibilidade do governador de estar levando recursos para todos os municípios capixabas. Esse apoio será muito bem vindo para todos os doze municípios que compõem o Prodnorte”, pontuou o prefeito.
Portal SBN | Lucas Queiroz