Quase 2 milhões de carros rodam com os airbags mortais da Takata no Brasil
Em dezembro, dois acidentes fatais foram registrados no Brasil envolvendo os airbags Takata. Nos dois casos, um registrado em Goiás e o outro no Rio de Janeiro, as vítimas tiveram o pescoço perfurado por estilhaços metálicos vindos das bolsas que, na prática, deveriam proteger condutor e passageiros.
A pedido da Autoesporte, o Ministério da Justiça informou, por meio da Senacon que, no Brasil, quase dois milhões de carros ainda rodam com os airbags mortais. Vale lembrar que o órgão é responsável por gerenciar os recalls feitos por todo o país.
Em números mais precisos, o balanço da campanha revela que foram feitos 111 chamados de recalls de veículos que ainda utilizam airbags da Takata ao longo dos últimos 12 anos – os primeiros casos datam de 2013.
Desde essa data até outubro do ano anterior, registros da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) constam que 4.963.232 veículos saíram de fábrica com a peça defeituosa. Desse número, 73% já tiveram seus casos atendidos, enquanto 1.897.047 ainda estão pendentes.
O que acontece com o airbag?
O defeito está no insuflador, uma peça metálica que abriga o gás que faz o airbag ser acionado. Por falhas na vedação e exposição à umidade, a peça feita pela Takata é corrompida. Assim, a abertura do airbag é forte demais e isso estilhaça a peça. Como consequência, os pedaços são atirados contra motorista ou passageiro.
Em uma velocidade de até 320 km/h, estas peças metálicas expelidas causam ferimentos que podem ser comparados a facadas ou até mesmo projéteis.
Como fazer o recall dos airbags mortais?
Os serviços de reparo são gratuitos. Para saber se seu carro tem a peça defeituosa, basta consultar o site do Ministério da Justiça. Nele, informe o número de chassi ou placa do veículo.
Os sites das fabricantes também trazem abas específicas para a consulta das campanhas, bem como orientações para o agendamento do reparo.
17 empresas que atuam no Brasil têm veículos envolvidos nos recalls referentes aos airbags da Takata. Veja abaixo quais são:
Toyota
Honda Automóveis
Honda Motos
BMW
General Motors
Mercedes-Benz
Nissan
Caoa Montadora
Via Itália
Stellantis
Mitsubishi
Audi
Volkswagen
Renault
Porsche
Ford
Jaguar Land Rover