Política Municipal de educação ambiental entra na fase da participação popular, em São Mateus
Um questionário eletrônico, que pode ser acessado pelo QR Code que ilustra essa matériaO processo de construção da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) está na fase de diagnóstico dos níveis de Educação Ambiental no Município, o que requer a participação popular para levantamento de dados.
Um questionário eletrônico, que pode ser acessado pelo QR Code que ilustra essa matéria ou através do link https://forms.gle/G7aeE1mGjLVk8wnK8 , foi a ferramenta escolhida para coleta de dados, e estará disponível para preenchimento até o dia 1 de junho de 2022.
Além de solicitar alguns dados pessoais, como endereço, escolaridade e profissão, o questionário traz perguntas com várias opções de respostas – o usuário seleciona quantas opções forem necessárias.
Os dados obtidos serão posteriormente cruzados, possibilitando um diagnóstico preciso que orientará o planejamento de iniciativas educativas e de formação, objetivando uma atuação social responsável no enfrentamento das questões ambientais.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL COM MODELO PARTICIPATIVO
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Louzada, “a construção dessa política municipal teve início oficial ainda em 2021, quando a Prefeitura, através de portaria conjunta das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, instituiu a disciplina Educação Ambiental nas escolas da Rede Municipal.”
O Decreto 13.873/2022 criou um Grupo de Trabalho, integrado por representantes do Poder Público e organizações sociais, com o assessoramento do Laboratório de Educação Ambiental do Centro Universitário Norte do Espírito Santo – LabEA/Ceunes/UFES.
“A construção participativa de políticas públicas, inclusive aquelas voltadas para a educação, preservação e recuperação ambiental, tem se provado mais eficiente que num modelo vertical, e está se tornando ferramenta indispensável nas modernas gestões municipais, com tendência a se tornar pré-requisito para obtenção de recursos Estaduais e Federais” – observou Ricardo.
PORTAL SBN | ASCOM