Parceria com Agência de Notícias das Favelas reforça campanha PEC do Diploma

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Parceria com Agência de Notícias das Favelas reforça campanha PEC do Diploma

Vários participantes deste encontro ressaltaram que a formação acadêmica do jornalista é fundamental para estruturar a ética profissional
Brasil - Diploma

Seguindo com a campanha pela aprovação da PEC do diploma, o Sinjorba reforçou a importância da mobilização de toda a sociedade nesse sentido, em reunião da Agencia de Notícias das Favelas (ANF), no sábado (20/025/2023), no Bairro da Paz.

Na oportunidade, foi feito um relato sobre as atividades que vêm sendo desenvolvidas pela Fenaj, Sinjorba e demais sindicatos de jornalistas de todo o país, para que a obtenção do diploma volte a ser uma exigência para o registro e o exercício profissionais.

Para o jornalista Ney Sá – que representou o Sindicato na reunião -, a decisão do STF que, em 2009, determinou o fim da exigência do diploma, “mais que um equívoco, foi resultado de um poderoso lobby de grandes empresas de comunicação, para fragilizar a categoria, retirar direitos e rebaixar salários, com reflexos danosos para toda sociedade”.

Vários participantes deste encontro ressaltaram que a formação acadêmica do jornalista é fundamental para estruturar a ética profissional, base sobre a qual deve se assentar a melhor técnica de apuração e checagem dos fatos, colocando sempre em primeiro lugar o interesse social e o direito da sociedade à informação de qualidade e com credibilidade.

A exigência do diploma de jornalismo para o exercício profissional foi também apontada como muito importante no combate às fake news. O bom jornalismo fortalece a credibilidade dos veículos de comunicação e dá segurança à sociedade que precisa de informações confiáveis para o melhor convívio e a tomada de decisões que alavancam os avanços sociais.

Essa atividade em parceira com a ANF fortalece as ações do Sinjorba no âmbito da comunicação comunitária. A reunião do dia 20 de maio contou ainda com a participação de representações de universidades públicas (UFBA, UNEB e UFRB), Instituto Apompaz, Fórum de Entidades Permanentes do Bairro da Paz e da Intercom – Pesquisadores em Comunicação.

Portal SBN | Com informações e imagem da Sinjorba - https://sinjorba.org.br/4835-2/

Últimas da Bahia

Veja Mais +