Operação Colheita 2025 reforça segurança na principal região produtora de café conilon do Espírito Santo

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Operação Colheita 2025 reforça segurança na principal região produtora de café conilon do Espírito Santo

Política - Operação Colheita 2025

A região norte do Espírito Santo é responsável por 77% de toda a produção de café conilon do estado, o que equivale a cerca de 15 milhões das 18 a 19 milhões de sacas esperadas para 2025. Com uma receita estimada em R$ 26 bilhões, essa atividade agrícola envolve 43 mil propriedades e faz do estado o maior produtor nacional, respondendo por aproximadamente três em cada quatro sacas produzidas no Brasil. Diante da importância econômica e da intensa movimentação de pessoas e mercadorias durante a colheita, o Governo do Estado lançou a Operação Colheita 2025 na região norte do estado para reforçar a segurança no meio rural.

Operação Colheita 2025 reforça segurança na principal região produtora de café conilon do Espírito Santo

O governador em exercício, Ricardo Ferraço, esteve nesta sexta-feira (28/03/2025) em São Mateus para oficializar o início da operação, que será realizada pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) entre 1º de abril e 30 de novembro, abrangendo 73 municípios capixabas. A iniciativa contará com um investimento de R$ 6,6 milhões, destinados ao pagamento da Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO), garantindo o aumento do efetivo policial em áreas rurais.

"Precisamos proteger nossos produtores. Essa operação é muito importante. Registramos a nossa gratidão, em nome de Jaguaré e do ProdNorte, ao governador Renato Casagrande e ao governador em exercício, Ricardo Ferraço, por essa parceria com os municípios e os produtores rurais", destacou Marcos Guerra, prefeito de Jaguaré e presidente do ProdNorte.

 

Reforço no policiamento rural

A Operação Colheita 2025 busca coibir crimes como furtos, roubos e tráfico de drogas, que tendem a aumentar devido ao fluxo intenso de trabalhadores e mercadorias no período de safra. A PMES intensificará ações como patrulhamentos especializados, abordagens a veículos e visitas tranquilizadoras a propriedades rurais e estabelecimentos comerciais.

"Estamos hoje na região norte capixaba para iniciar a Operação Colheita 2025, que faz parte do nosso programa Estado Presente em Defesa da Vida. Esta região foi escolhida para o lançamento por ser estratégica para a cafeicultura. Graças ao empenho dos nossos produtores rurais, o café conilon se destaca como uma verdadeira riqueza que gera renda, trabalho e emprego. Durante este período de colheita, estamos reforçando o efetivo da Polícia Militar e de todo o sistema de Segurança Pública, incluindo a Polícia Civil", afirmou Ricardo Ferraço.

O lançamento da operação contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os prefeitos Marcus Batista (São Mateus), Marcos Guerra (Jaguaré), Lubiana Barrigueira (Nova Venécia) e Kleilson Rezende (Pedro Canário), além do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, e dos deputados estaduais Raquel Lessa, Janete de Sá e Toninho da Emater.

A presença policial será intensificada ao longo dos próximos meses para garantir um ambiente seguro durante a colheita, protegendo produtores, trabalhadores e toda a cadeia produtiva do café conilon, um dos pilares da economia capixaba.

Portal SBN

Últimas da Bahia

Veja Mais +