Mudanças bruscas de temperatura
Como fica nossa Saúde
Quem nunca sofreu com as mudanças bruscas de temperatura?
Essas altas e baixas na temperatura combinadas com dias secos costumam afetar a imunidade, aumentando o risco de doenças principalmente entre crianças e idosos.
Veja algumas recomendações para fortalecer a imunidade:
- Beba bastante água;
- Sempre que possível, abra as janelas e deixe a sua casa arejar;
- Durante o frio, se agasalhe bem;
- Tenha uma alimentação equilibrada;
- Durma bem;
- Tome a vacina contra gripe.
Mudanças bruscas de temperatura podem causar baixa imunidade e aumentar o risco de doenças nas pessoas, sobretudo em crianças e idosos. Nos mais velhos, a chamada amplitude térmica pode até mesmo levar à morte.
De acordo com o médico pneumologista Ronaldo Queiroz, o clima tem um efeito sobre nossa saúde e bem-estar, em diferentes aspectos. Praticamente consenso entre cientistas, a temperatura pode trazer mudanças nas taxas de natalidade a surtos de doenças como pneumonia, gripe ou bronquite.
As mudanças que ocorrem no nosso corpo
Quando a temperatura diminui, principalmente no inverno, o nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Como consequência, sentimos mais fome e nos tornamos mais vulneráveis a problemas de saúde.
Além disso, ambientes fechados na maior parte do dia passam a ser outra ameaça: a falta de renovação de ar facilita a transmissão de vírus.
Poblemas de saude mais comuns no meio do ano
A chegada do inverno potencializa uma série de condições de saúde, especialmente relacionadas a problemas respiratórios, viroses, alergias e problemas cardíacos.
Além disso, dias mais frios podem provocar mudanças no humor, deixando as pessoas suscetíveis à tristeza ou depressão.
Gripe
Lugares fechados e com maior concentração de pessoas tendem a ser mais propícios para a circulação do vírus Influenza.
Por isso, é comum ficarmos gripados nessa época do ano. A melhor forma de prevenção é a vacina contra a gripe.
Em caso de percepção dos sintomas – dor, febre e inflamação nas vias respiratórias – procure um médico.
Problemas cardiacos
O sistema cardiovascular também é impactado com as mudanças bruscas de temperatura. Quando o clima esquenta, o sangue fica mais espesso e a pressão tende a cair.
O esforço empreendido pelo coração para bombear o sangue aumenta e aqueles que têm problemas cardíacos podem sofrer mais.
Pneumonia
As baixas temperaturas fazem com que a nossa imunidade fique mais baixa, pois o corpo dispende mais energia para manter as funções vitais. Algumas bactérias podem se aproveitar disso para causar infecções que inflamam os pulmões – resultando em pneumonia. Crianças e idosos têm mais risco de desenvolvê-la.
Alergias
A causa da maioria das alergias respiratórias são os ácaros. Eles se abrigam em tapetes, almofadas, cortinas e roupas e se aproveitam das temperaturas mais baixas.
Quando o tempo fica mais frio, é comum que as pessoas abram menos as janelas e diminuam o ritmo da limpeza. Evitar a poeira acumulada é a melhor prevenção.
Portal SBN