Linhares atinge 78% de cobertura em saúde bucal ultrapassando mais de 8 mil atendimentos neste ano
Atualmente, são 38 equipes à disposição da população nas unidades de saúde além dos atendimentos emergenciais no HGL e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Em Linhares, 78% da população têm acesso à saúde bucal por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e também pelas Equipes de Saúde Bucal (ESB) da Estratégia Saúde da Família da secretaria municipal de Saúde. Existem no Município 38 equipes de saúde bucal, responsáveis pelo atendimento a mais de 8 mil linharenses. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 70%.
Tudo para a população ter serviços especializados perto de onde mora, sem necessidade de deslocamento para outras regiões. Entre os serviços, estão: endodontia, cirurgias, profilaxia, tratamento de gengivite e tratamento de cáries. Até o diagnóstico do câncer de boca o Centro de Especialidades Odontológicas garante à população. O CEO funciona ao lado da Unidade Sanitária de Linhares (USL), localizada no antigo Hospital Talma, no bairro Colina.
Caso o morador de Linhares tenha a necessidade de atendimento odontológico de urgência e emergência no fim de semana, o Hospital Geral de Linhares (HGL) é a referência municipal e funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Os serviços de urgência e emergência podem ser considerados casos como: dor de dente aguda (pulpite, abscesso localizado), fraturas dentárias simples, sangramento pós-extração controlável, aftas, ulcerações traumáticas, quebra de restauração ou prótese causando ferimento, traumatismos dentários, sem comprometimento ósseo.
De acordo com o Departamento de Saúde Bucal da Prefeitura de Linhares, neste ano de 2025, os 31 dentistas contratados superaram a meta nacional de cobertura – estabelecida em 70%. Somente entre os meses de maio e agosto, os números de atendimentos saltaram de 1 mil para mais de 3 mil atendimentos no município.
Unidades de Saúde
Em Linhares são 38 equipes de saúde bucal na estratégia de saúde da família. Para ter acesso, os moradores devem procurar a unidade de saúde mais próxima e agendar o serviço.
Os atendimentos programados são realizados nas unidades de saúde, com serviços de clínica básica: exame bucal e diagnóstico; limpeza (profilaxia) e raspagem de tártaro; restaurações (obturações); tratamento de cáries; tratamento de gengivite e outras doenças da gengiva; extrações simples; atendimento de urgência odontológica (dor, infecção, trauma leve).
Horário Estendido
Outro benefício que os moradores têm acesso são os atendimentos em horário estendido em três unidade básicas de saúde: no distrito de Bebedouro, no bairro Planalto e no balneário de Pontal do Ipiranga.
Unidade de Bebedouro de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h;
Unidade do Planalto, de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h;
Unidade do Pontal do Ipiranga, às quartas-feiras, junto com a equipe da Atenção Primária à Saúde (APS).
Atenção Especializada
Para a Atenção Especializada os atendimentos acontecem no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para tratamentos mais complexos, como endodontia (canal).
Os serviços especializados compreendem também atendimento em: periodontia (trato de doenças da gengivite e periodontite); diagnóstico e tratamento de câncer de boca e biópsias com o bucomaxilo; frenectomia em bebês e crianças, realizada por buco maxilo, com acompanhamento adequado de fonoaudiólogo; atendimento a pacientes com necessidades especiais (PNE): aqueles que não podem ser atendidos nas unidades de saúde são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
O departamento de Saúde Bucal ainda tem parceria com a Pestalozzi, que encaminha os pacientes para tratamento no CEO; Cirurgia Oral Menor (incluindo exodontia de siso incluso ou semi-incluso).
Unidade Móvel
A Unidade Móvel (Ônibus) leva atendimento odontológico para mais de 10 comunidades do interior de Linhares, que são: Degredo, Fazenda Riachuelo, Areal de Regência, Palhal, Assentamento Sesínio, Patrimônio do 15, Fazenda Luzitânia, Brejo Grande, Agrovila e Fazenda São Luiz.
A diretora do Departamento de Saúde Bucal da Prefeitura de Linhares, Daiana Medrado, avaliou a ampliação no atendimento. “Graças ao empenho das nossas 38 equipes, que estão completas, e à expansão do atendimento móvel no interior, observamos um salto significativo no nosso índice de cobertura — saímos de 48% para 78% da população atendida. Isso demonstra que conseguimos, efetivamente, ampliar o acesso, otimizar logística e intensificar a mobilização comunitária para que mais pessoas recebam cuidado bucal preventivo e assistencial”
“As metas de ampliação da cobertura de saúde bucal na Atenção Primária buscaram aumentar e qualificar o acesso dos usuários aos cuidados que envolvem a saúde bucal. Ampliando o número de pessoas com acesso ao serviço, abrem-se oportunidades para que esses usuários busquem outros cuidados de saúde, favorecendo à melhora da qualidade de vida”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alexandre Marim.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

