Jogador de futebol amador foi morto por engano com mais de 50 tiros em Vitória
O jogador de futebol amador Luiz Filipe Fracalossi de Souza, de 26 anos, é mais uma vítima inocente da guerra do tráfico de drogas em Vitória, segundo a Polícia Civil. Morto por engano com mais de 50 tiros, o jovem trabalhava como barbeiro, não tinha antecedentes criminais e voltava de uma partida de futebol quando foi confundido como integrante de uma organização criminosa rival dos criminosos que cometeram a execução.
A morte de Luiz Filipe, que era conhecido como Doritos, ocorreu no dia 28 de novembro de 2023. Nesta terça-feira (20), a polícia divulgou informações sobre a conclusão do inquérito que prendeu seis homens envolvidos no crime.
O delegado adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, delegado Moreno Gontijo, explicou o caso:
''Acontece que eles confundiram e acabaram matando um inocente. Ele trabalhava em uma barbearia no bairro e não tinha passagem nenhuma. Todos os moradores que a gente conversou falaram que ele era um homem do bem. Foi uma morte cruel e trágica, totalmente desnecessária e por motivo fútil", contou o delegado.
Investigação
Segundo o delegado, a motivação do crime foi a guerra do tráfico entre os bairros Cabral e Caratoíra, ambos da Capital.
Na noite do dia 28 de novembro, jogadores dos dois bairros estavam jogando futebol em um campo localizado na Enseada do Suá, também na Capital. Uma dessas pessoas era Luiz Filipe.
No meio do público que assistia à partida estava Richard Carlos Mendes, integrante da organização criminoso do Cabral. Na ocasião, Richard identificou um jogador que fazia parte de uma facção rival.
O criminoso, então, entrou em contato com Gabriel Freitas Borgui, líder da organização criminosa do Brasil, que autoriza a execução do rival.
Para dar continuidade à execução do traficante rival, o líder da facção entrou em contato com os outros criminosos ordenando o crime. Os homens foram identificados como:
1- Gabriel Freitas Borgui, líder da organização
2- Richard Carlos Mendes
3- Gabriel Alves da Silva, vulgo 'Gblinks'
4- Gabriel Lima Eleotério, vulgo Biel
5- Arnaldinho Gonçalves da Silva Neto
6- Arnaldinho Gonçalves da Silva Neto
7- Alan Vitor Ferreira de Melo
Por outro lado, Richard continuou monitorando o jogo de futebol e retornou para o bairro no micro-ônibus alugado pelos jogadores. A única identificação que ele passou para os executores é que o rival estava vestido com uma camisa do Vasco.
Câmeras de videomonitoramento localizadas no bairro Santo Antônio gravaram o momento em que os cinco executores, em um carro e uma moto, perseguem, abordam e param o ônibus.
Quando foi abordado pelos criminosos, o veículo para. Segundo a polícia, ao ver os criminosos armados, os jogadores correram desesperados, inclusive Luiz Filipe.
"Quando todos correram, Luiz Filipe estava com a camisa enrolada na mão e os criminosos acharam que era ele o traficante rival. Os executores foram atrás dele e efetuaram vários disparos. Foram mais de 70 tiros. A perícia encontrou mais de 50 orifício de entrada no corpo do jovem", explicou o delegado.
Dos sete suspeitos, seis já foram presos e um segue foragido, mas com mandado de prisão em aberto. A polícia pede ajuda da população para denunciar o acusado, identificado como Richard Carlos Mendes.
PORTAL SBN