Indicação Geográfica pode valorizar café conilon produzido em Jaguaré

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Indicação Geográfica pode valorizar café conilon produzido em Jaguaré

Jaguaré - Café Conilon

Jaguaré é um dos destaques nacionais na produção de café conilon, atividade que representa a base econômica do município. Nos últimos anos, diversas iniciativas têm sido voltadas para a qualificação dos produtores, com a realização de seminários e treinamentos para aprimoramento das práticas agrícolas.

Indicação Geográfica pode valorizar café conilon produzido em Jaguaré

Atualmente, um Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Qualidade do Café Conilon está em tramitação na Câmara Municipal. Além disso, no dia 12 de março, uma reunião com representantes da Federação dos Cafés do Espírito Santo (Fecafés) discutiu detalhes sobre o Selo de Indicação Geográfica (IG), que certifica a qualidade e a origem do café conilon produzido na região.

Indicação Geográfica e valorização do café

A secretária de Turismo de Jaguaré, Vera Backer, destaca que a certificação pode trazer benefícios diretos aos produtores. “O selo garante qualidade e originalidade ao café conilon, abrindo oportunidades para novos mercados, especialmente o internacional. Além disso, impulsiona o desenvolvimento rural e contribui para a permanência dos jovens no campo”, afirmou.

A Fecafés é a entidade responsável pela Indicação Geográfica do café conilon e sua representação legal junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A federação mantém o selo e conta com o apoio de quatro cooperativas: Cooabriel, Coopbac, NaterCoop e CafeSul, além de atuar em parceria com instituições como Sebrae e Incaper.

De acordo com o gerente corporativo de Novos Negócios da Cooabriel, Alexandre Costa Ferreira, qualquer produtor do Espírito Santo pode solicitar o selo, desde que atenda aos critérios estabelecidos. “Para pleitear a Indicação Geográfica, o café precisa ser especial, com pontuação mínima de 80 pontos, a propriedade deve ser sustentável e estar dentro do território capixaba. Esse reconhecimento garante que o café produzido tem origem certificada e qualidade superior, ampliando suas oportunidades de comercialização”, explicou.

Benefícios do selo para os produtores

A obtenção do Selo IG agrega valor ao café conilon produzido na região, diferenciando-o no mercado nacional e internacional. A certificação atesta a qualidade, a sustentabilidade e a autenticidade do produto, fatores essenciais para expandir sua comercialização para novos mercados.

Além de fortalecer a economia local, a valorização do café conilon reforça o papel do Espírito Santo como um dos principais polos produtores do Brasil, destacando a importância da produção sustentável e de qualidade para o setor cafeeiro.

Portal SBN

Últimas da Bahia

Veja Mais +