Sustentabilidade e inovação marcam início da 1ª Feira Internacional do Café Conilon em Jaguaré
A abertura da Feira Internacional do Café Conilon (FICC) reuniu produtores, pesquisadores e autoridades nesta quinta-feira, quinta-feira, (27/11/2025), no Parque de Exposições Alfeu Sossai, em Jaguaré. O evento marcou a estreia de uma programação voltada a negócios, tecnologia e sustentabilidade, com expectativa de atrair mais de 20 mil visitantes até sábado, (29/11/2025).

A programação começou com a avaliação do cenário global do café, tema destacado pelo curador da feira, Marcos Magalhães, ao classificar o encontro como “um momento ímpar”, especialmente após semanas de instabilidade na geopolítica internacional. Ele ressaltou que "é importante a Jaguaré ter esse protagonismo, porque norte do Espírito Santo é responsável por 70% da produção do café conilon do Estado". Marcos ressaltou também que o objetivo do evento é "tratar dos desafios e das oportunidades do café conilon , da porteira para fora. Ou seja, mostrar ao produtor os desafios, mas também as oportunidades que eles têm nesse mundo que está chegando por aí".

A sustentabilidade também entrou em pauta, puxada pela demanda do mercado em saber quem produz e como produz o café que recebe. O Espírito Santo, citado como o único Estado com uma política pública dedicada ao tema, apresentou esse modelo durante a abertura. Nesse cenário, o coordenador do projeto Cafeicultura Sustentável na Região Central, Geraldo Mendes, disse que o momento é de “fortalecer essa política pública de fortalecimento da sustentabilidade da Caféicultura dentro do Estado”, reforçando que o programa permite oferecer ao mercado, especialmente ao externo, um produto alinhado ao que o setor espera hoje.
O evento reuniu diferentes setores em torno do café conilon, destacando a colaboração entre produtores, instituições e poder público para a realização da primeira edição da feira. O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, afirmou que o objetivo da feira é “mostrar o nosso potencial para o Brasil e para o mundo. Jaguaré é o maior produtor de café conilon do Brasil. Nossos produtores produzem com excelência, produzem com qualidade. Isso é muito importante”, destacando a força da produção local. Ele acrescentou que “É a primeira feira internacional do Café Onilon. Deve vir a segunda”, indicando a continuidade do evento e a consolidação de Jaguaré como referência no setor.

Destacando a expectativa do município, o presidente da Câmara Municipal, João Vanes dos Santos, chamou atenção para o caráter pedagógico da feira, ressaltando que a cidade, uma vanguarda na cafeicultura brasileira, está preparada para receber esse tipo de evento e que “é justo que ele apresente essa feira também para o mundo”, apontando a projeção nacional e internacional da feira.

Organizada pela Adetur, em parceria com a Prefeitura de Jaguaré e com patrocínio do Banestes, a FICC reúne 80 expositores e conta com o apoio de entidades estaduais e nacionais.
FICC - Jaguaré
1/"17"
Portal SBN | Lucas Queiroz


















