IBC-Br cresce 1,3% no 1º trimestre de 2025, puxado pela agropecuária

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

IBC-Br cresce 1,3% no 1º trimestre de 2025, puxado pela agropecuária

Atividade econômica do país acumula alta de 4,2% em 12 meses, segundo Banco Central
Economia - Aquecimento

A economia brasileira começou 2025 em ritmo de crescimento. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), calculado pelo Banco Central (BC) como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 1,3% no primeiro trimestre em relação ao último trimestre de 2024, impulsionado sobretudo pela agropecuária, que avançou 6,1% no período.

Segundo o relatório mais recente divulgado pelo BC, a indústria também apresentou crescimento, com alta de 1,6%, enquanto o setor de serviços teve uma expansão mais moderada, de 0,7%. Os dados se referem à série com ajuste sazonal e ajudam a sinalizar o ritmo da atividade econômica nos meses iniciais do ano.

IBC-Br cresce 1,3% no 1º trimestre de 2025, puxado pela agropecuária

Na comparação com o mesmo período de 2024, o desempenho da economia nacional foi ainda mais expressivo: alta de 3,7% entre janeiro e março. Considerando o acumulado de 12 meses, o IBC-Br avançou 4,2%, resultado que reforça o cenário de recuperação após os desafios enfrentados nos últimos anos.

Em março, o índice subiu 0,8% em relação a fevereiro, na série com ajuste sazonal. O indicador, que leva em conta dados da produção da indústria, do comércio, dos serviços, da agropecuária e do recolhimento de impostos, é utilizado pelo BC como ferramenta auxiliar para decisões de política monetária, especialmente no que diz respeito à Selic, a taxa básica de juros.

Apesar de ser uma referência relevante para o mercado, o IBC-Br não substitui o PIB oficial, que é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o IBGE, a economia brasileira cresceu 3,4% em 2024, na comparação com o ano anterior.

Desde fevereiro de 2025, o Banco Central passou a detalhar informações setoriais em seus relatórios mensais, contribuindo para maior transparência e compreensão dos dados por parte de analistas e formuladores de políticas públicas.

Portal SBN | Com informações | Poder 360

Últimas da Bahia

Veja Mais +