Estudo desvenda o que faz uma pessoa ser chata. Confira!
Pesquisa traçou as características mais comuns de indivíduos considerados chatos.Um grupo de pesquisadores da Universidade de Essex, no Reino Unido, fez vários estudos para traçar as características mais comuns de indivíduos considerados chatos.
Os participantes deveriam apontar quais os hobbies consideram chatos e os empregos que são mais tediosos.
Nos primeiros estudos, a pesquisa chegou a conclusão que os empregos mais chatos são: análise de dados, contabilidade, seguros, limpeza e trabalhar em banco. Os hábitos considerados chatos foram: dormir, praticar uma religião, assistir TV, observar animais e fazer contas.
Os participantes ainda apontaram como as principais características de um chato, reclamar demais, não ter interesses, senso de humor ou opiniões.
Nos próximos estudos, os participantes receberam as descrições de uma pessoa considerada chata, com base nos resultados anteriores. Constatou-se que pessoas com essas características acabavam tendo uma má impressão de sua competência e cordialidade.
Os pesquisadores ainda apresentaram alguns perfis e perguntaram aos participantes, quanto cobrariam para conviver com eles. Aqueles com o perfil considerados chatos, demandavam mais dinheiro.
Ainda assim, um dos autores do estudo, Wijnand Van Tilburg, alerta que as características ou um emprego especifico não são suficientes para rotular uma pessoa como chata. É importante ter uma mente aberta e dar oportunidade para que as pessoas mostrem que são interessantes e quebrem o estereótipo.
Ele também lembrou que foi uma pesquisa pequena, e tem a maioria dos participantes residentes dos Estados Unidos. Caso o mesmo estudo seja aplicado em outra população, os resultados podem ser outros.
PORTAL SBN