Espírito Santo lidera exportações e reafirma protagonismo no Dia Mundial do Café

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Espírito Santo lidera exportações e reafirma protagonismo no Dia Mundial do Café

Economia - Protagonismo

O Espírito Santo celebra nesta quinta-feira (17/04/2025) o Dia Mundial do Café reafirmando seu papel de destaque na cafeicultura. Em 2024, o estado foi responsável por 76% das exportações brasileiras de café, com foco no conilon, variedade em que ocupa o segundo lugar no ranking mundial.

A produção de café é a principal atividade agrícola do estado e sustenta milhares de famílias. O crescimento do setor foi impulsionado pela valorização do preço da saca e por investimentos públicos em infraestrutura, irrigação e segurança, resultado da articulação entre produtores, associações e o Governo do Estado.

Uma das medidas adotadas foi a adesão do Governo do Estadoà Política Nacional de Irrigação, do Ministério de Minas e Energia. Com apoio do deputado estadual Mazinho dos Anjos, foi criado um polo de agricultura irrigada no Norte e Noroeste do estado, voltado para o enfrentamento da instabilidade hídrica nessas regiões.

O aumento da produção também trouxe desafios na área da segurança. Casos de roubo de veículos, cargas de café e pimenta-do-reino, além de homicídios no campo, levaram à criação da Frente Parlamentar de Segurança no Campo, instalada em março de 2025 na Assembleia Legislativa.

Com isso, o Governo do Estado incluiu um eixo específico para a agricultura no programa Estado Presente, que iniciou neste mês a Operação Colheita 2025, com reforço no patrulhamento das zonas rurais entre abril e novembro.

Essas ações são viabilizadas por um cenário de equilíbrio fiscal e articulação entre os poderes. O Espírito Santo ocupa hoje o 2º lugar no ranking nacional de infraestrutura, segundo o Centro de Liderança Pública (CLP), com investimentos em logística, conectividade e energia.

Para que o cafezinho saia das lavouras e chegue não só às nossas mesas, mas às xícaras ao redor do mundo, é necessário valorizar todos que fazem parte desta rede, de quem coloca a mão na terra para plantar a quem comercializa”, afirmou o deputado, Mazinho dos Anjos.

Portal SBN

Últimas da Bahia

Veja Mais +