Educação ambiental reúne estudantes e comunidade em Nova Venécia

A IV Jornada do Meio Ambiente reuniu na quarta-feira (25/06/2025) no Ginásio Olímpico do Cricaré um público diverso formado por estudantes, autoridades e representantes do setor produtivo e da comunidade. O evento mostrou que sustentabilidade, educação e inclusão social caminham juntas na construção de um futuro mais consciente para Nova Venécia.
Entre as atividades, o destaque ficou para a apresentação cultural dos alunos da APAE, que ressaltou a importância da inclusão em iniciativas ambientais. Os estandes do evento trouxeram desde a coleta de pilhas e baterias até exposições de plantas medicinais e orientações técnicas para o cuidado com o meio ambiente, envolvendo instituições como IFES, Multivix, CESAN e a APA Pedra do Elefante.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Cristiano Sabadim Scello, a Jornada é uma ferramenta de transformação. Ele acredita que “conectar as pessoas com o meio ambiente de forma prática e educativa” é parte essencial do processo, e vê na iniciativa uma forma de mostrar que é possível pensar desenvolvimento com responsabilidade social, fortalecendo parcerias e incentivando o protagonismo das comunidades. Já o prefeito Lubiana Barrigueira ressaltou que Nova Venécia tem avançado em políticas públicas ambientais, e vê na Jornada “a expressão de um esforço coletivo”, que une educação, inovação, inclusão social e cuidado com o meio ambiente, sempre com a participação ativa da população.
A Jornada segue até sábado (28/06), quando uma ação de limpeza das margens do Rio Cricaré marcará o encerramento do evento, simbolizando o esforço coletivo em cuidar do que é de todos. A iniciativa ainda contou com a 14ª Semana do Plástico – Encontros Regionais, que promoveu discussões e projetos para fortalecer a reciclagem e a responsabilidade social na região.
Portal SBN | Lucas Queiroz