Prefeitura nomeia novos integrantes do Conselho de Educação de Nova Venécia
A Prefeitura de Nova Venécia nomeou, na tarde desta segunda-feira (22/12/2025), os novos integrantes do Conselho Municipal de Educação (CME). A composição foi oficializada por meio do Decreto nº 21.831, que estabelece os representantes responsáveis por acompanhar e deliberar sobre as políticas públicas de ensino no município.
O novo colegiado assume com a atribuição de cumprir as funções regimentais do conselho e atuar na adequação do sistema municipal às diretrizes do Sistema Nacional de Educação (SNE). Entre as tarefas previstas está o acompanhamento das normas educacionais e o suporte técnico às decisões relacionadas à rede de ensino.
O decreto também insere o CME no processo de planejamento educacional para a próxima década. Com a expectativa de aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), o conselho deverá participar da elaboração e do acompanhamento do Plano Decenal Municipal de Educação, que irá orientar as ações educacionais de Nova Venécia no período de 2026 a 2036.

Além disso, o texto estabelece que o conselho promova a atualização do Regimento Interno, para adequação às mudanças legislativas e às novas diretrizes educacionais.
A composição do CME inclui representantes de diferentes segmentos da sociedade e da comunidade escolar. Foram nomeados como titulares Emerson de Morais Passos, pelo magistério público municipal; Luciana Alves dos Santos de Jesus, representando os pais de alunos; Anna Clara Apelfeler Peruchi, pelos estudantes da rede municipal; Adeliana das Graças Lima Scuzatto, como especialista em educação; e Antônio Marcos Nunes dos Reis, indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (SINDIUPES).

Também integram o conselho representantes das escolas privadas, como Ludmylla Gonçalves Caetano, além de membros do Poder Executivo municipal, entre eles Kelly Feitoza Werneck Sabadim e Lucineide Bonomo Louback, na Educação Infantil; Roberio Marchiori e Maraise Zuquetto Breger Moreira, no Ensino Fundamental; e Jadson de Oliveira Fernandes, da Secretaria Municipal de Educação.
Portal SBN | Lucas Queiroz

