Deputados capixabas comemoram recursos do Novo PAC

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Deputados capixabas comemoram recursos do Novo PAC

Em discursos na sessão desta terça-feira, parlamentares destacaram importância dos investimentos
Espírito Santo, Legislativo - Pac

A liberação de R$ 43 bilhões para obras no estado dentro do cronograma da nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciada nesta terça-feira (17/10/2023) em cerimônia no Centro de Convenções de Vitória, repercutiu durante a sessão plenária.

O líder e o vice-líder do governo, deputados Dary Pagung e Tyago Hoffmann (ambos do PSB), além dos colegas parlamentares João Coser (PT), Denninho Silva (União) e Alexandre Xambinho (PSC), destacaram a importância das verbas anunciadas pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Renan Filho (Transportes). 

Hoffmann afirmou que os recursos do PAC vão se somar aos investimentos já realizados pelo governo que estão, segundo avaliou, tornando o Espírito Santo com infraestrutura mais sólida e melhor capacidade de atender os capixabas em seu anseio por empreender e gerar emprego e renda. 

“Com esses recursos somados ao Orçamento estadual precisamos dotar o Espírito Santo da melhor infraestrutura do país, haja vista que os nossos incentivos fiscais terminam em 2032; depois disso temos de ser um estado competitivo para atrair investimentos”, avaliou. 

Ele destacou a importância do comprometimento dos prefeitos no desenvolvimento do estado, destacando que os recursos se destinam ao incremento da infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento econômico resultando em consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram nas cidades e no campo. 

Mestre Álvaro 

Em aparte, Denninho citou que o contorno do Mestre Álvaro, obra também contemplada com recursos do programa federal, foi iniciado por Casagrande em mandato anterior, no ano de 2014, e agora o chefe do Executivo terá a oportunidade de entregar a sua conclusão em dezembro deste ano. 

Alexandre Xambinho reforçou as palavras de Denninho e citou a previsão de entrega das obras do contorno do Mestre Álvaro, anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, para o dia 15 de dezembro deste ano.  

João Coser entrou na discussão e disse que o presidente Lula estará no Espírito Santo para prestigiar o ato de entrega do contorno na cidade da Serra. 

O petista citou que, além do contorno do Mestre Álvaro, a repactuação do contrato entre o governo federal e a Concessionária Eco101, autorizada na segunda (16) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), é outra iniciativa com recursos do PAC que permitirá a retomada das obras de duplicação do trecho capixaba da BR-101. 

Rio Jucu e Ufes

Ele destacou ainda outras obras importantes dentro do PAC no estado, entre elas a construção da barragem do Rio Jucu e a ampliação do Hucam (hospital universitário da Ufes), além de investimentos para diminuir a fila de exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Coser destacou a importância da articulação da bancada capixaba no Congresso Nacional para mediar as parcerias entre o Estado e o governo federal, possibilitando os recursos de R$ 43 bilhões do PAC. “Agora é o governo do Estado e as prefeituras apresentarem projetos com base nas orientações do PAC”, acrescentou. 

Dary Pagung citou que o Novo PAC prevê ainda recursos para a duplicação da BR-259, no trecho entre os municípios de João Neiva a Baixo Guandu, na divisa com Minas Gerais. 

O líder do governo disse ter ficado “muito feliz” de saber que o TCU liberou a retomada das obras de duplicação no estado da BR-101 pela concessionária Eco101. “Isso é importante, pois, entre as obras a serem realizadas, temos o contorno de Fundão, de Ibiraçu e de Linhares. É um anúncio que nos deixa motivados, pois o governo do Estado tem planejamento e por isso as coisas acontecem”, considerou. 

Portal SBN | Wanderley Araújo - ASCOM

Últimas da Bahia

Veja Mais +