Curso de Agronomia da FAESA realiza Dia de Campo do Cacau em Linhares
A capacitação gratuita acontece no dia 26 de agosto e está com inscrições abertasO Espírito Santo é o 3º maior produtor brasileiro de cacau e é a cidade de Linhares que concentra a maior produção do ES. No dia 26 de agosto, os produtores envolvidos na atividade terão a oportunidade de participar gratuitamente de uma manhã de formação, com oficinas e palestras sobre o manejo sustentável do cacau, na Fazenda Ilha do Barão, em Linhares. O Dia de Campo é uma iniciativa do curso de Agronomia da FAESA, juntamente com o Centro de Pesquisa e Extensão (CEPE) da instituição, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), e apoio de empresas parceiras da região.
Ao todo, serão 150 vagas disponíveis para a capacitação, com inscrições gratuitas e que já podem ser realizadas no site da FAESA, pelo endereço: https://forms.gle/evaqnETwbt9MHupD9. A programação começa às 8h30, no sábado (26), com atividades práticas e teóricas, e foco principal nas técnicas de cultivo sustentável do fruto. Renan Queiroz, coordenador do curso de Agronomia da FAESA, explica sobre o conteúdo a ser trabalhado: “A ideia é trazer para esses profissionais que estão empenhados na cacauicultura conhecimentos novos que contribuam com a implementação de lavouras mais produtivas, preservando os recursos ambientais por meio de técnicas sustentáveis”.
O Dia de Campo Agro FAESA é a terceira edição de um projeto que visa capacitar os agricultores e produtores rurais capixabas com a apresentação inovações que contribuam com o incremento da produtividade e rentabilidade das lavouras. A primeira edição do evento aconteceu em Jaguaré, com foco na cafeicultura, a segunda em Sooretama, sobre pimenta-do-reino e agora Linhares recebe o Dia de Campo do Cacau.
O coordenador do curso de Agronomia da FAESA, explica que a ideia é percorrer o Estado com capacitações em pelo menos cinco localidades distintas. “São temas importantes da cadeia produtiva, principalmente aqui no Norte do Espírito Santo. Os temas serão direcionados de acordo com o perfil de cada município, e visam ajudar esses profissionais a nivelar o conhecimento baseado em novidades, na questão da sustentabilidade, entre outros pontos”, disse Queiroz.
Portal SBN | Mariana Bergamini