Como seguir enfrente, O traidor e o traído devem tomar certas medidas

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Como seguir enfrente, O traidor e o traído devem tomar certas medidas

O traidor e o traído devem tomar certas medidas, mas nem todos têm o que é preciso
Estilo De Vida - Traíção

Todos nós gostaríamos de imaginar que, se fôssemos traídos, simplesmente faríamos nossas malas e iríamos embora, sem olhar para trás. Mas quase nunca é tão simples, e isso pode ser bom. A infidelidade é uma das coisas mais difíceis que um casal pode enfrentar e, de fato, é uma das principais causas de separações.

Como seguir enfrente, O traidor e o traído devem tomar certas medidas

Mas o que é menos falado é quantos casais realmente superam o trauma, curam a ferida e saem mais fortes. Claro, cada situação deve ser avaliada de forma única, mas trair não é tão preto no branco quanto gostaríamos de pensar. Existem até alguns famosos que ficaram com o parceiro infiel, então deve haver algum mérito nisso.

Mas, se há uma coisa que os especialistas concordam quando se trata de lidar com a infidelidade, é que se recuperar é um trabalho árduo. Alguns casais simplesmente não conseguem superar ou não estão cientes dos passos necessários e recomendados por profissionais para restaurar adequadamente os laços de um relacionamento saudável.

Intrigado? veja quais os segredos para curar uma relação depois de trair ou ser traído.

Superar a traição pode realmente torná-lo mais forte - Se você não acredita nisso de coração, será difícil seguir os passos apropriados para superar a traição. David Klow, especialista em casamento e terapeuta familiar, disse à Self que, embora muitos casais não se recuperem da infidelidade, "aqueles que o fazem podem emergir mais fortes por terem passado pelo processo de recuperação do affair".

Você deve ter paciência - A maioria dos especialistas diz que o processo de cura de um relacionamento pós-infidelidade pode levar pelo menos um ano, embora geralmente leve até dois anos. Ter paciência com os sentimentos uns dos outros é essencial.Fortes compromissos desempenham um papel - Se vocês são casados ou moram juntos, por exemplo, têm mais um motivo para tentar resolver as coisas. Por outro lado, se vocês estão juntos há pouco tempo, pode parecer mais fácil desistir da relação.

As crianças também são um grande fator - É claro que ter filhos é uma das principais razões pelas quais os casais tentam superar a infidelidade, principalmente porque esse tipo de traição pode causar danos a uma criança.

A traição tem que parar completamente -Especialistas dizem que o primeiro e mais importante passo é o traidor cortar o contato com a pessoa com quem teve o caso amoroso. Eles devem bloquear seu número e perfis em redes sociais e, claro, a traição não deve se repetir.

Liberdade para fazer quantas perguntas forem necessárias - A pessoa traída tem todo o direito de fazer inúmeras perguntas sobre o que aconteceu e o traidor deve responder com total honestidade. 

Honestidade sobre por que isso aconteceu - Uma explicação deve ser dada para 'justificar' por que uma escolha ruim foi feita. Então, você pode ver se a má decisão pode ou deve ditar o futuro do relacionamento. Pode ser um problema de apego, necessidades não atendidas, papéis de gênero antiquados, etc., mas é essencial descobrir o porquê da razão da traição antes que vocês dois possam trabalhar em como superar isso.

Expresse todas as queixas - Depois de descobrir a infidelidade, Janis A. Spring, psicóloga clínica e autora de 'After the Affair: Healing the Pain and Rebuilding Trust When a Partner Has Been Unfaithful', pede ao parceiro enganado que seja emocionalmente cru e impiedoso ao detalhar suas queixas. Como o luto pode levar alguém à loucura, é essencial que a pessoa ferida se expresse livremente sobre sua dor e se sinta ouvida.

Um pedido de desculpas por escrito - Depois de ouvir as queixas da pessoa traída, Janis A. Spring sugere que o parceiro que traiu mostre, de forma verbal, que ouviu tudo o que seu companheiro disse. Em seguida, ela sugere que escreva um pedido de desculpas que aborde cada uma das queixas específicas que seu parceiro expressou para provar que entendeu no nível mais profundo e inclua ações específicas que tomará para ajudar no futuro.

Evite o perdão fácil - Depois de receber um pedido de desculpas, o desejo de salvar o relacionamento - ou o medo de ficar sozinho - às vezes pode levar o traído a perdoar muito rapidamente. Permita-se um tempo e expresse a dor de acordo com um processo de luto saudável.

Seja seletivo para quem você conta - A primeira reação da pessoa magoada pode ser desabafar sobre as indiscrições de seu parceiro para puni-lo. Mas contar a traição para todos pode sair pela culatra. As pessoas fora do seu relacionamento tentarão dissuadi-lo de trabalhar nas coisas e podem alimentar sua falta de confiança, enquanto você tenta reconstruí-la. Amigos e familiares têm as melhores intenções, mas é melhor conversar com um terapeuta.

Transparência total - Ser traído destrói sua confiança e percepção do que é real, então o psicólogo Paul Coleman, autor de 'Finding Peace When Your Heart Is in Pieces', recomenda o que ele chama de "testes de drogas aleatórios", nos quais o traído pode ver e-mails e mensagens do parceiro a qualquer momento. É apenas temporário, mas pode ser essencial para reconstruir a confiança e a fé no relacionamento.

Compartilhamento de senhas - Em um relacionamento normal, isso seria visto como um exagero, mas quando a falta de confiança já é assumida, entregar e-mails e senhas de redes sociais pode ser um sinal de confiabilidade, como um "presente" significativo para o traído. Até mesmo saber que é possível verificar sempre pode ser bastante reconfortante por si só.

Ter acesso a mensagens e e-mails não é o suficiente - Dar ao seu parceiro todo o acesso às suas senhas não é o suficiente e não pode ser usado como munição se a pessoa traída ainda sentir suspeitas. A triste realidade é que existem tantas maneiras de ocultar e excluir mensagens que aquele que traiu deve ser compassivo com as preocupações do traído.

Encontre a origem do problema - As pessoas que traem geralmente sentem falta de algo - seja comunicação, desejo s-xual, tempo de qualidade, autoestima - que muitas vezes os leva à infidelidade. O objetivo deve ser encontrar os pontos fracos do relacionamento para que nunca mais haja vontade de trair e para que ambos possam se curar.

Compartilhando a responsabilidade - A pessoa magoada deve reconhecer como pode ter contribuído para a solidão ou isolamento que obrigou seu parceiro a trair, mas ambos devem compartilhar a responsabilidade por serem incapazes de resolver seus problemas de maneira saudável e madura.

Nunca culpe quem foi traído - É muito importante não culpar a pessoa traída, apesar de quaisquer problemas que possam ter levado o outro parceiro a trair. O traidor precisa assumir total responsabilidade pela traição, sem nenhum "se" ou "mas".

O traidor deve sofrer ao lado de seu parceiro - Muitas pessoas infiéis se sentem paralisadas de culpa quando veem seu parceiro sofrendo e, muitas vezes, incitam seu parceiro a seguir em frente, ou se desviam ou ficam na defensiva quando o parceiro traz à tona suas emoções. É essencial que quem trai testemunhe a dor do outro por quanto tempo ela durar.

Reavalie seus desejos e necessidades - O casal tem que essencialmente recriar seu relacionamento e lidar com a frustração de forma separada e junto. Pode parecer difícil lamentar sua relação anterior, mas abrir mão e começar de novo, reavaliando o que ambos desejam e precisam agora é a melhor maneira de seguir em frente. Considere isso como começar a namorar de novo e ter curiosidade um com o outro.

Estabeleça novas regras - Depois de restabelecer suas necessidades, estabeleça regras não negociáveis de acordo. Por exemplo, a pessoa traída pode solicitar que seu parceiro sempre atenda o telefone, mesmo que não possam conversar naquele momento. Essa disponibilidade sinaliza que ele está priorizando a confiança do parceiro.

Não espere que o s e x o volte rapidamente - Uma das maiores lutas pós-infidelidade é entre debaixo dos lençóis, mas também é uma parte essencial do processo de cura. Muitas vezes, há algo que os especialistas chamam de "fantasma" da pessoa com quem o parceiro traiu e que "aparece" entre o casal na cama.

Evite a pressão para ter relações - Muitas vezes a pessoa infiel pode se sentir pressionada a agradar na cama, mas isso pode levar a um baixo desempenho, que a pessoa magoada pode interpretar como falta de atração física, ferindo-a ainda mais profundamente. É melhor esperar até que ambos estejam completamente à vontade para tentar a intimidade novamente.

Redefina a intimidade - Você terá que explorar outras formas de intimidade para construir o s-xo novamente. Você pode criar um diálogo aberto e contínuo sobre seus medos e desejos em relação à vulnerabilidade física, para que tudo fique claro. Você descobrirá que isso realmente o deixará de bom humor.

Ignore o velho ditado -Todos nós já ouvimos a frase "uma vez traidor, sempre traidor" e, embora isso possa ser verdade para alguns, é uma suposição perigosa, pois de fato existem pessoas que traem uma vez, aprendem a lição e nunca mais repetem.

Delicie-se com o choque de realidade -O fato infeliz da questão é que, embora seu relacionamento possa parecer disfuncional, a maioria dos casais de longa data experimenta pelo menos um caso de traição. O estigma impede as pessoas de falarem sobre isso, mas muitos casais que parecem completamente apaixonados ficaram mais fortes ao se curarem juntos.

Não espere que a cura seja linear -Embora você possa ter dias ótimos e até ficar íntimo, a dor de uma traição como essa não é linear e pode, de fato, surgir novamente mais tarde. Ambas as partes devem estar abertas a dar alguns passos para trás para só depois avançar.

Deixando ir -Depois de aproveitar os acordos de construção de confiança (de coisas como acesso livre a mensagens da pessoa infiel), chega um momento em que a pessoa traída tem que largar as muletas e ambos devem colocar energia renovada no relacionamento para fazer o outro se sentir confiante e seguro.

Concentre-se nos aspectos positivos - Superar a infidelidade e o luto juntos pode melhorar muito a comunicação entre um casal e, na verdade, torná-los mais fortes do que antes. Se você se concentrar no que ambos ganharam em vez do que perderam, será muito mais fácil seguir em frente.

Converse com terapeutas -Tanto individualmente como em casal, conversar com terapeutas pode fornecer o ponto de vista objetivo tão necessário em assuntos delicados. Isso pode ajudá-los a resolver os problemas que também levaram à traição, como luto infantil não resolvido ou a incapacidade de expressar os sentimentos.

Os casais que não podem fazer isso não vão se recuperar -Embora uma pessoa traída possa querer curar o relacionamento, se seu parceiro é avesso a ouvir suas queixas, testemunhar sua dor ou atender às suas necessidades, não vale a pena o esforço de reconstruir a confiança. Se a situação for inversa, é importante saber que é impossível obrigar alguém a confiar em você novamente. Você pode consertar um relacionamento e sair mais forte, mas é preciso trabalho e persistência de ambos os lados.

Portal SBN

 

Últimas da Bahia

Veja Mais +