Caixa vai liberar saque do FGTS para moradores de municípios do RS atingidos por ciclone
FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar recursos da sua conta por necessidade pessoalCaixa Econômica Federal informou nesta quarta-feira (6/09/23) que vai liberar o saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) em razão de calamidade para trabalhadores que moram em municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelo ciclone.
Para efetuar o saque, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado a operação pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
Nesta quarta, o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), anunciou que vai decretar estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Segundo dados oficiais, 37 pessoas morreram.
A Caixa lembrou que o saque calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar recursos da sua conta por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.
Conforme as regras, para habilitação ao saque do FGTS é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos por Portaria do Governo Federal, apresente à Caixa a declaração das áreas que foram afetadas pelo desastre.
Portal SBN