A empresa Bandes está entre as 200 maiores do Espírito Santo
A empresa é destacada com maior desempenho em 2023O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) está entre as maiores empresas capixabas. A informação foi divulgada nesta semana, no Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo 2023, uma tradicional publicação desenvolvida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), uma entidade do Sistema Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo). No levantamento de dados que mostra o desempenho econômico-financeiro anual dos empreendimentos capixabas, o banco ocupa a 102ª posição.
Além da categoria serviços Financeiros e Seguros, o Anuário traz informações sobre o desempenho financeiro das empresas e de grupos econômicos, analisando os balanços de empresas dos setores de comércio, serviços, indústria e agronegócio. O levantamento não só apresenta o ranking das principais empresas em atuação no Espírito Santo, como também é um tradicional instrumento de informações técnicas e empresariais das operações em solo capixaba.
Para o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive, a classificação entre as maiores empresas do Espírito Santo é um reconhecimento do trabalho que o Bandes vem exercendo na busca pelo desenvolvimento da economia local. "Essa publicação reflete o empenho e a excelência das empresas capixabas em 2023, que têm um papel crucial na economia do Estado. O Bandes está inserido neste contexto, como agente impulsionador do desenvolvimento em diversos setores, fornecendo apoio estratégico e financeiro para iniciativas que visam ao desenvolvimento econômico sustentável", afirma.
O critério técnico adotado para produção do ranking tem como base a Receita Operacional Líquida (ROL), que é calculada pela diferença entre o valor das vendas deduzidas das devoluções e abatimentos e os impostos sobre vendas, no último exercício contábil. Além disso, a publicação também apresenta outras informações extraídas dos balanços empresariais, tais como: a receita operacional bruta, o resultado líquido do exercício, o patrimônio líquido, o número de empregados, a rentabilidade do patrimônio líquido, a liquidez corrente etc.
A publicação traz ainda artigos e casos de sucesso das empresas capixabas de destaque, com análises técnicas e abordagens atuais que tem aplicabilidade nos negócios. Desse modo, o Anuário também se mostra relevante para a gestão do conhecimento relacionado ao incentivo da competitividade da Indústria, à medida que sugere leituras sobre ambiente de negócios, infraestrutura e logística, inovação, gestão de pessoas, responsabilidade e sustentabilidade ambiental, social e governamental (ESG) e transformação digital.
Portal SBN|