Acervo digital registra a memória dos Encontros de Danças Urbanas do ES

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Acervo digital registra a memória dos Encontros de Danças Urbanas do ES

Site com mais de 100 fotos da União de Dançarinos do ES será lançado no dia 28 de junho, no Museu de Arte do Espírito Santo, em Vitória.
Cultura - Espírito Santo

Uma das entidades pioneiras na difusão da cultura do hip hop no Estado, a União de Dançarines do Espírito Santo (UDES) vai disponibilizar ao público um acervo online reunindo a memória dos Encontros de Danças Urbanas, realizados pelo grupo desde 2009 no Espírito Santo.

Acervo digital registra a memória dos Encontros de Danças Urbanas do ESIntitulado “Acervo Digital Encontros de Danças Urbanas” (www.acervoencontrosdedancasurbanas.com), o site reunirá mais de 100 fotos e cerca de 20 vídeos desse movimento potente que conquistou as ruas da Grande Vitória, embalado por uma profusão de ritmos, movimentos e improvisos, e pela valorização da cultura negra e periférica capixaba. 

O lançamento do “Acervo Digital Encontros de Danças Urbanas” será no próximo dia 28 de junho, das 15h às 18h, no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), no Centro de Vitória. A iniciativa é aberta a toda a comunidade e tem como objetivo incentivar e promover a pesquisa, a memória, a história, a educação e o conhecimento das danças urbanas capixabas e também das danças afros.

A programação reunirá apresentação da DJ Thais Apolinário, projeções, lançamento e projeção do site, serviço de buffet e o show musical “Pretaô”, com os artistas Ada Koffi e JaySant’.

O projeto “Acervo Digital Encontros de Danças Urbanas” foi selecionado pelo Edital 06/2023 – Projetos de Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural do Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

Fundação

A idealização é da dançarina, educadora física e pesquisadora Yuriê Perazzini, uma mulher preta capixaba que vive as manifestações da diáspora africana no Brasil e que fez do amor às danças afro-brasileiras a sua profissão de fé. Yuriê fundou a União de Dançarines do Espírito Santo em 2008, juntamente com a visual merchandiser Zênia Cáo, com o objetivo de fomentar as linguagens da street dance nas ruas do Espírito Santo.

A entidade cresceu, fez história e agora apresenta a sua trajetória ao público por meio de um acervo que registra a efervescência e o pioneirismo dos Encontros de Danças Urbanas do Espírito Santo. “Os encontros tinham como horizonte proporcionar espaços de formação, democratização, alegria, liberdade e união da diversidade, seja de gênero, classe, culturas e etnias, a partir de diferentes modalidades de dança, da música e da memória”, conta Yuriê. “Havia elementos da cultura urbana, como m estres de cerimônia, dança, rua, e todo o ambiente que compunha os espaços ocupados pelo coletivo, como pistas de skate, patins, grafites, pessoas em situação de rua, transeuntes, espectadores.  Todos eram entendidos como parte do que estava sendo construído”, acrescenta a pesquisadora.

Curadoria

Acervo digital registra a memória dos Encontros de Danças Urbanas do ESA curadoria de imagens é assinada por Yuriê Perazzini, juntamente com a produtora cultural Erica Vilhena e a artista visual e comunicadora Nunah Alle Son. As profissionais trabalharam diversos temas atravessadores da história do movimento representado no acervo, como coletividades, territórios, identidade visual, diversidades, linguagens e moda, assim como todos os esforços necessários para a realização dos eventos.

Participam também do projeto pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que contribuíram para a construção de sentidos da curadoria, por meio da escrita. Os escritores Erineusa Maria da Silva (ES), Frank Ejara (SP), Gal Martins (SP), Leonardo Luiz (Rap Man - ES), Ruth Rangel (ES), Sabrina Marinho Abade (ES) e Zênia Cáo (ES) estão entre os participantes.

Representação

Desde a sua fundação, cerca de 40 pessoas passaram pela equipe da UDES. A entidade continua em atividade, tendo como sede o espaço cultural Casa Urbana (CASU), coordenado por Yuriê Perazzini, em Maruípe, Vitória.

A junção de textos, fotos e vídeos selecionados para o site permitirá ao público compreender o papel da UDES para a difusão da cultura hip hop no Estado e, em especial, para a valorização das danças urbanas como identidade cultural da juventude negra e periférica. O primeiro episódio da websérie “Encontros de Danças Urbanas” também será disponibilizado no site. “O projeto tem imenso caráter simbólico, uma vez que a maioria dos participantes da UDES, dos Encontros de Danças Urbanas e da história das danças urbanas no Espírito Santo são jovens, pretos e periféricos, que não se veem representados diariamente em espaços de poder”, observa Yuriê.

“Quantos fazem parte da história e não sabemos? Quantas histórias seguimos contando sem registros?”, questiona Yuriê. Para a idealizadora do acervo, as respostas para essas questões passam pela preservação e o registro da memória. “A dança é poder, é profissão e também possibilita cuidar da saúde a partir da autoestima. Hoje temos ferramentas que nos possibilitam novas construções de memórias, novos formatos de pesquisa e acesso, e é a partir desses horizontes que pretendemos contribuir para o fortalecimento da memória cultural capixaba no que diz respeito às danças e culturas urbanas”, finaliz a.

 PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
 
Lançamento do Projeto “Acervo Digital Encontros de Danças Urbanas”

Site: www.acervoencontrosdedancasurbanas.com

Acervo digital registra a memória dos Encontros de Danças Urbanas do ESData: 28 de junho (sábado)

Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) - Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória - ES, 29.010-001

15h - Abertura do auditório com a DJ Thaís Apolinário, exposição e projeções

16h - Lançamento do site, falas institucionais, apresentação do projeto, roda de conversa com gravação de depoimentos e projeção do site

17h - Serviço de buffet 

17h - Apresentação musical “Pretaô”, com Ada Koffi e JaySant’

17h40 – Finalização do show e agradecimentos

18h - Fechamento do auditório

Entrada: gratuita

O projeto “Acervo Digital Encontros de Danças Urbanas” foi selecionado pelo Edital 06/2023 – Projetos de Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural do Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

FICHA TÉCNICA:

Gestão, curadoria e escrita do texto “Fundadoras” - Yuriê Perazzini (ES)

Produção e curadoria - Erica de Vilhena Queiroz (ES)

Comunicação, curadoria e redes sociais - Nunah Alle Son (ES)

Cobertura audiovisual e fotográfica - Isa Luchtenberg (SP/ES)

Design gráfico, ilustração e desenvolvimento do site - Alê Pin (CE)

Escritora colaboradora – Corres - Gal Martins (SP)

Escritora colaboradora - Moda e texto Fundadoras - Zênia Cáo (ES)

Escritor colaborador - Linguagens - Frank Ejara (SP)

Escritora colaboradora - Territórios – Mestra Sabrina Abade (ES)

Escritora colaboradora - Diversidades - Erineusa Maria da Silva (ES)

Escritor colaborador - Identidade Visual - Leonardo Rapman (ES)

Escritora colaboradora – Coletividades – Ruth Rangel (ES)

Apresentação Musical - Pretaô, Ada Koffi e JaySant’ (ES)

DJ - Thaís Apolinário (ES)

Assessoria de Imprensa – José Roberto Santos Neves e Daniella Spadeto (ES)

SOBRE YURIÊ PERAZZINI:

Yuriê Perazzini é capoeirista, dançarina, professora, coreógrafa, pesquisadora, artista e gestora do espaço cultural Casa Urbana. Precursora das danças urbanas no Espírito Santo, desde os anos 2000 vem se aprofundando nos estudos da diáspora africana e da street dance. Em 2008 criou a União de Dançarines do Espírito Santo (UDES) e, em 2009, iniciou os Encontros de Danças Urbanas. É criadora da metodologia “Dance Fusion: Como descolonizar um corpo? – Método Moquear”.

PORTAL  SBN |  SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS
 

Últimas da Bahia

Veja Mais +