Superior Tribunal eleitoral registra a centésima pesquisa eleitoral para eleições de 2022 presidencial
A centésima pesquisa aconteceu neste sábado 28 de maio de 2022Muitas lendas urbanas correm soltas nas redes sociais quando o tema é pesquisa eleitoral. Quase todo candidato que não obtém o resultado desejado espalha nos seus canais de comunicação que as pesquisas são “manipuladas” e “não confiáveis”. Convém não brigar com os números e com a realidade
A centésima pesquisa aconteceu neste sábado 28 de maio de 2022, gerada 18h09 e 25 segundos, pela empresa IPESPE INST DE PESQUISAS SOCIAIS POLITICAS E ECONOMICAS encaminhou à Justiça Eleitoral os dados referentes à pesquisa eleitoral das eleições Eleições Gerais 2022, protocolizada sob o nº BR-05124/2022, contratada por XP INVESTIMENTOS CORRETORA DE CAMBIO, TITULOS E VALORES MOBILIARIOS S/A / XP INVESTIMENTOS CCTVM S/A e registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 28/05/2022. A data para divulgação da centésima pesquisa está prevista para 06 de junho de 2022, serão realizadas 1.000 entrevistas até 1º de junho de 2022.
O registro é obrigatório para conhecimento público, os interessados devem registrar, junto à Justiça Eleitoral, as informações constantes no art. 33 da Lei nº 9.504/1997, a partir do dia 1º de janeiro e até cinco dias antes da divulgação de cada resultado, conforme disciplinamento da Res.-TSE nº 23.549, de 18.12.2017.
A primeira pesquisa de 2022 aconteceu empresa MTG CONECTAR PESQUISA E INFORMACOES LTDA / CONECTAR encaminhou à Justiça Eleitoral os dados referentes à pesquisa eleitoral das eleições Eleições Gerais 2022, protocolizada sob o nº BR-07089/2022, contratada por BLOG DO MAGNO MARTINS COMUNICACAO LTDA / e registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 24/03/2022.
O registro das pesquisas é procedimento estritamente eletrônico, realizado via Internet e a qualquer tempo, independentemente do horário de funcionamento das secretarias dos tribunais eleitorais.
A importância das pesquisas eleitorais vem crescendo entre nós, especialmente desde a introdução do sistema de dois turnos nas eleições de prefeitos, governadores e do presidente da República.
Ao mesmo tempo em que se intensifica a polêmica sobre a influência das pesquisas nos resultados das votações, aumenta a confiança do eleitorado nas informações divulgadas pelos institutos de pesquisas.
Esse crescimento se deve à elevação do nível de qualidade do trabalho desenvolvido pelos institutos; diferentemente do que ocorre com outros tipos de pesquisas de opinião pública, no caso das pesquisas eleitorais - especificamente as pesquisas de "boca de urna" - o resultado da votação serve de parâmetro para aferir a qualidade das pesquisas, tornando, portanto, muito arriscada a manipulação de dados em favor de um determinado candidato. As pesquisas eleitorais são um meio útil à tomada de decisões por parte de eleitores e candidatos.
PORTAL SBN