Serviço para pedir reembolso de descontos indevidos do INSS começa no próximo dia 14

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Serviço para pedir reembolso de descontos indevidos do INSS começa no próximo dia 14

Brasil - Inss

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos em seus contracheques começarão a ser notificados a partir da terça-feira, 13, no aplicativo Meu INSS. No dia seguinte, quarta-feira, 14, quem teve desconto deverá informar se as operações foram autorizadas ou não. Assim, aqueles que foram prejudicados pelas fraudes poderão solicitar o ressarcimento.

Até quinta-feira, 8, 27 milhões de segurados já foram informados, pelo aplicativo Meu INSS, de que não têm e nunca tiveram qualquer desconto em folha de origem associativa.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos em seus contracheques começarão a ser notificados a partir da terça-feira, 13, no aplicativo Meu INSS. No dia seguinte, quarta-feira, 14, quem teve desconto deverá informar se as operações foram autorizadas ou não. Assim, aqueles que foram prejudicados pelas fraudes poderão solicitar o ressarcimento.

Assim que o serviço estiver disponível, o INSS informará em seus meios oficiais o passo a passo para solicitar o reembolso.

Após a solicitação de reembolso, a entidade que realizou o desconto indevido terá 15 dias para comprovar que o desconto foi regular ou ressarcir ao INSS, que repassará o valor ao beneficiário afetado.

Entenda a fraude

A devolução dos valores ocorre após a Operação Sem Desconto, que identificou um esquema fraudulento de deduções indevidas em benefícios do INSS por associações. O valor estimado em cobranças irregulares soma R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, segundo a Polícia Federal.

No processo, 11 entidades associativas foram alvo de medidas judiciais. Em troca dos descontos mensais, elas afirmam que prestam serviços dos mais diversos tipos, como assistência funerária, consultas médicas e “maridos de aluguel” (reparos em residências).

 Após denúncias, a CGU entrevistou quase 1.300 aposentados que tiveram descontos em todo País. O resultado mostrou que, em média, 97% dos beneficiários não tinham dado consentimento para a medida.

Cuidado com golpes

O INSS ressalta que é importante estar atento aos golpes e que o contato com os beneficiários do INSS é feito exclusivamente por meio de notificação do site ou aplicativo do Meu INSS.

“O INSS não te procurará, não mandará e-mail ou mensagem via Whatsapp, não ligará, não enviará link. Não há páginas fora do aplicativo Meu INSS. Não assine nada, não abra link. Ninguém é autorizado a falar em nome do INSS”, afirma o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
 

 
 

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