Secretaria de Meio Ambiente de Jaguaré participa de debate sobre políticas de Educação Ambiental
Prefeitura de Jaguaré participa de debates sobre Políticas de Educação AmbientalAs questões ambientais são, cada vez mais, recorrentes nas agendas municipais devido à sua importância para a qualidade de vida da sociedade; em Jaguaré, Prefeitura se prepara para atuar mais fortemente em educação ambiental
Instituir uma Política Municipal de Educação Ambiental que contemple diversas orientações voltadas para a construção de uma consciência de preservação na sociedade. Esse é o objetivo em pauta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semma, da Prefeitura de Jaguaré. Nesse sentido, o órgão ambiental participou, nesta terça-feira, 13, da Oficina de Diagnóstico Participativo Para Elaboração das Políticas Municipais de Educação Ambiental promovida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Iema, por meio da Gerência de Educação Ambiental.
O secretário de Meio Ambiente de Jaguaré, Ezídio Basso, lembra a importância da educação na formação ambiental da sociedade. “Sabendo que qualquer ação de proteção ambiental deve passar pela educação ambiental para que seus objetivos sejam atingidos e após ter atuado por anos na área da educação como professor, acredito que Educação Ambiental é um componente essencial na conscientização municipal, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, destaca Ezídio.
A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguaré foi representada pela servidora Fabrícia Souza dos Santos Santana na oficina de Formação de Gestores em Educação Ambiental, que contou com representantes dos municípios do Consórcio ProdNorte.
B
A expectativa é que essa estruturação nos municípios seja realizada em um prazo de 6 meses. Após esse período, o resultado será submetido a consulta pública para, então, a proposta de Lei ser apresentada à Câmara de Vereadores.
“A Educação Ambiental como um processo contínuo de formação e informação, é essencial para o desenvolvimento da consciência sobre as questões ambientais, sendo um meio de promover mudanças de comportamentos e estilos de vida. Isso já é suficiente para evidenciar a importância de elaborar e implementar a Política Municipal de Educação Ambiental”, ressalta.
Para o alcance desse objetivo o Município estará constituindo nos próximos dias um grupo de trabalho, que contará com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria Municipal de Educação, representantes do poder legislativo municipal e Secretaria Municipal de Assistência Social.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS