Serviço Família Acolhedora completa 17 anos de existência em Vitória
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, o serviço Família Acolhedora representa oportunizar a crianças e adolescentesNo mês em que se comemora o Dia das Crianças, a Secretaria de Assistência Social (Semas) celebra os 17 anos de funcionamento do Serviço Família Acolhedora (SFA) de Vitória. Ele tem sua trajetória marcada pelo acolhimento de mais de 40 crianças e adolescentes vítimas de violências e negligência, por meio da oferta de um lar temporário na residência de famílias habilitadas para a função.
Ao longo desses anos, 52 famílias acolhedoras foram habilitadas e, parte delas, acolheram crianças, adolescentes e grupo de irmãos que estavam em acolhimentos institucionais do município. Atualmente, o serviço de acolhimento familiar atende a aproximadamente 7% da demanda, se comparado ao número de acolhidos em instituições. Nos serviços institucionais estão 59 crianças e adolescentes (dados da planilha mensal da Semas Vitória referente a agosto de2023).
A coordenadora do serviço, Cristiane Bronzoni, destacou que o Família Acolhedora é uma modalidade de atendimento prevista em lei, voltado a crianças e adolescentes afastados de seus lares por medida de proteção.
"Quando a família de origem está fragilizada para cuidar deles e protegê-los, em vez de irem para o acolhimento institucional, eles ficam temporariamente na residência de uma família previamente cadastrada, até que a equipe técnica do Serviço, em conjunto com a justiça, faça os encaminhamentos necessários para o retorno ao lar de origem ou, então, para a adoção", explicou ela.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, o serviço Família Acolhedora representa oportunizar a crianças e adolescentes a vivência em família, o cuidado, proteção integral e convivência comunitária. "Estar em família, mesmo que esta tenha o caráter provisório, garante uma atenção individualizada, permitindo a continuidade da socialização da criança e do adolescente e principalmente, o desenvolvimento em um ambiente seguro e acolhedor".
Família Acolhedora
Podem se tornar uma família acolhedora, pessoas acima de 25 anos, que residam no município de Vitória e estejam dispostas a oferecer cuidado, afeto e proteção. O acolhimento é temporário, feito voluntariamente, por meio de um Termo de Guarda Provisória, emitido pela autoridade judiciária para a família acolhedora cadastrada e capacitada para a função. São acolhidas crianças e adolescentes, de zero a 18 anos incompletos, por meio de medida protetiva determinada judicialmente, quando esgotadas todas as possibilidades de estar com a família de origem.
Durante o acolhimento no Serviço, a família acolhedora é responsável por assegurar os cuidados de saúde, educação e alimentação, além de proteger e proporcionar afeto à criança ou adolescente acolhido.
Seja você também alguém que faz diferença na vida de uma criança ou adolescente. Eles precisam de cuidado e proteção individualizada para que tenham um desenvolvimento sadio e se sintam ainda mais amados. Entre em contato com a nossa equipe por meio do telefone (27) 98141-0281