São Mateus recebe recursos do Governo do ES para ampliar combate à violência contra mulheres

Com o auditório da Prefeitura Municipal completamente lotado, São Mateus se tornou nesta quarta-feira (25/06/2025), o primeiro município da região norte do estado a receber tanto a apresentação oficial do Novo Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Prevenção ao Feminicídio quanto o Kit Mulher Viva+, composto por um carro, um data show e um notebook, entregues para reforçar o trabalho do Departamento da Mulher. A iniciativa marca um avanço na interiorização das políticas públicas de proteção e no fortalecimento da rede de apoio a mulheres em situação de violência.

A Secretária de Estado das Mulheres, Jaqueline Moraes, destacou que a criação da Secretaria da Mulher em 2023 foi uma resposta direta à necessidade de enfrentar um problema estrutural. “A violência doméstica contra as mulheres tem raízes culturais. A gente precisa desconstruir muita coisa da cultura que faz a mulher ser considerada propriedade do homem”, afirmou. Ela também reforçou que a entrega do kit não é simbólica, mas prática, para que o atendimento chegue até as áreas mais remotas: “É uma forma de fazer o enfrentamento na base, com ações nas escolas, nas comunidades, com todas as instituições atuando juntas”.
Durante a cerimônia, o prefeito Marcus Batista ressaltou o simbolismo do momento e agradeceu ao Governo do Estado pela confiança no município. “Acreditando na gente, a gente vai intensificar o combate ao crime contra as mulheres. É um crime oculto, velado, de dentro da casa, e ganhando essas ferramentas vamos combater cada vez mais”, afirmou. Ele também anunciou que a gestão vai estudar a implantação da Patrulha Maria da Penha e a criação de uma Secretaria da Mulher, reforçando o compromisso da administração municipal com o tema.
Além das ações institucionais, este ato nos lembra que a prevenção da violência exige não apenas o esforço do poder público, mas, sobretudo, o envolvimento ativo da sociedade. Muitas vezes, sinais de alerta acontecem perto de nós, e uma simples atitude, como um telefonema, pode ser decisiva para salvar a vida de mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade.
Fotos da cerimônia
1/"26"
Portal SBN | Lucas Queiroz