Qualificar ES lança resultados em 19 novos municípios capixabas: confira!
Os editais 007 e 008/2022 contemplaram 19 novos municípios capixabas com 1.440 vagas para o público geral e outras 320 oportunidades exclusivas para mulheres, totalizando 1.760 vagas.A lista de classificados para participarem de cursos presenciais do Qualificar ES já está disponível no site do Programa (www.qualificar.es.gov.br). Os editais 007 e 008/2022 contemplaram 19 novos municípios capixabas com 1.440 vagas para o público geral e outras 320 oportunidades exclusivas para mulheres, totalizando 1.760 vagas. Com isso, o programa passou a atender, na modalidade presencial, um total de 60 cidades.
Para concorrer às vagas destinadas ao público geral é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula, residir no município onde o curso será realizado e ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever. Para os cursos da área de saúde, a idade mínima é de 18 anos. Já para as oportunidades do edital SECTIDES Nº 008/2022 (Agenda Mulher), além dos requisitos acima, é necessário ser do sexo feminino. A classificação foi realizada de acordo com a ordem de inscrição até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno.
Os classificados devem ficar atentos aos dias, horários e locais das suas aulas, que variam de acordo com cada curso, devendo, portanto, serem consultados nos respectivos editais.
É necessário ainda realizar a matrícula, por meio da entrega da documentação descrita no edital. No caso dos classificados para cursos destinados ao público geral, a matrícula pode ser realizada nos três primeiros dias de aula de cada polo. Já as classificadas para as vagas exclusivas para mulheres, devem entregar a documentação no primeiro dia de aula. Em ambos os casos, o candidato que não comparecer nos três primeiros dias de aula poderá ser excluído automaticamente do curso, sendo substituído pelo suplente.
No encerramento das atividades, as pessoas que concluírem cursos práticos dos eixos de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas recebem, além do diploma, um kit empreendedor com produtos para subsidiar a abertura de novos negócios pelos alunos na área de formação, visando a fomentar o empreendedorismo.
PORTAL SBN | ASCOM