Projovem promove ações para despertar potencialidades entre adolescentes
Projovem promove ações para despertar potencialidades entre adolescentesPara ampliar o leque de oportunidades e despertar potencialidades entre os adolescentes que participam das atividades do Projovem,a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para adolescentes, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Continental, tem apostado no poder das arte.
Primeiro, a equipe utilizou a oficina de Grafitti, com o influencer e artista plástico Handerson Chic, para apresentar as possibilidades de expressão cultural, o potencial artístico e força para externar sentimentos por meio dessa arte urbana. Depois, levou o grupo de adolescentes para uma viagem ao fantástico mundo encantado de Leonardo Da Vinci, onde puderam conhecer toda a história desse expoente mundial.
Dessa vez, os adolescentes tiveram a oportunidade de visitar o Parque Cultural Casa do Governador, área onde está instalada a Residência Oficial do Governo do Estado, na Praia da Costa (Vila Velha). Uma viagem a um mundo, igualmente, inimaginável para a maioria dos adolescentes do Projovem Continental e também para os atendidos no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), que moram nos bairros Jabour, Maria Ortiz, Segurança do Lar, Goiabeiras, Bairro República e os outros dez bairros que fazem parte do território de Continental de Vitória.
Atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, estão os adolescentes Arthur Guimarães Fernandes e Gabriel Simas e Áquila Lima Novaes, de 16 anos. Arthur, se mostrou encantado pelas descobertas. “Vi muita coisa que não imaginaria que teria no quintal do governador, como uma praia privada e obras de arte que o monitor nos apresentou”, disse.
Em meio a tantas descobertas, Arthur disse que o que mais chamou sua atenção foi a praia e a exposição de canudos, que representam a preservação ambiental. “O Projovem está conseguindo me levar a lugares jamais imagináveis. Como imaginaria um dia visitar o Parque Casa do Governador? Foi incrível! Fiquei encantado”, falou o adolescente, visivelmente emocionado.
Para Áquila, a beleza das esculturas e a plantação de alecrim ficaram marcadas em sua memória. “Tudo no jardim é muito grande e bem organizado. Com o Projovem, venho vendo e aprendendo muita coisa interessante, como o curso do Sebrae, a exposição do Da Vinci. E estar aqui hoje, nessa visita, é saber que a Katiucia (assessora técnica do Projovem) e o Borges (educador social do Projovem) querem nos mostrar coisas diferentes e importantes”, destacou.
Ao atravessar o portão de entrada do Parque, o adolescente Gabriel Simas não conseguiu segurar a emoção e disse: “Não é que estou na Casa do Governador!”. Para ele, estar naquele lugar e a dinâmica utilizada pelo monitor para apresentação das obras de arte do jardim podem ser resumidos em uma palavra: “Irado!”.
Gabriel contou que o passeio foi uma grande oportunidade de aprendizado. “Passar por um Jardim cheio de obras de arte e ver tudo o que vi foi muito legal. Um grande aprendizado”, disse o adolescente.
A assessora técnica do Projovem Continental, Katiucia Santana Azevedo, disse acreditar que a cada visita monitorada que proporcionam aos adolescentes é uma oportunidade de aprendizado. “Eles precisam ampliar as fontes de informação e referências. Nos emociona a forma como eles se envolvem e participam querendo realmente obter informações”, disse Katiucia.
Ao ser questionada sobre a responsabilidade de sair com adolescentes para essas visitas fora do território e o “trabalho” que é organizar, Katiucia não titubeou: “É muito valoroso, para toda equipe Projovem, poder proporcionar esses momentos de conhecimento para o grupo. Não tem preço saber que estamos dando a eles acesso a direito. Ter acesso à cultura e ao lazer é um direito de todos”.
A fala da assessora técnica foi prontamente complementada pelo educador social Borges. “Proporcionar informações e lazer aos adolescentes é muito importante, uma vez que, a nossa adolescência carece da cultura e tantas outras coisas importantes para sua formação enquanto cidadãos de direitos que são”, reforçou.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, oportunizar o contato com todo tipo de arte é fundamental para a formação das juventudes. “Desta forma, eles podem se apropriar da realidade que os rodeiam e, assim, transformá-la. Poder usar esses recursos para construção de memórias, fortalecer os vínculos com a cidade e com a comunidade é um ganho para todo o serviço. E isso valorizam o que são “, afirmou.
PORTAL SBN | ASCOM