Projeto Vale Música apresenta concerto inspirado em clássico da literatura mundial
A Banda Sinfônica Intermediária Vale Música vai realizar o concerto “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, baseado no livro de Júlio Verne, na próxima quinta, na Casa da Música Sônia Cabral
Uma das obras mais famosas da literatura mundial, o romance “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, do escritor francês Júlio Verne, inspira o novo concerto da Banda Sinfônica Intermediária Vale Música. Com regência de Ludhymila Bruzzi, a apresentação vai acontecer no próximo dia 1º de agosto, às 20h, na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória.
O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo.
Publicado em 1873, o livro de Júlio Verne (1828-1905) conta a história de um cavalheiro inglês que, desafiado pelos colegas do clube de jogos, aposta que seria capaz de completar a volta ao mundo em 80 dias, acompanhado por seu fiel empregado.
A regente Ludhymila Bruzzi conta que a ideia do concerto surgiu durante uma conversa com o maestro dos corais do Vale Música, Max Michel Alves. “No segundo semestre de 2023, discutíamos possíveis repertórios para o ano seguinte e decidimos criar um projeto que envolvesse a Banda Sinfônica Intermediária e o Coral Infantojuvenil. A temática ‘A Volta ao Mundo’ foi uma das opções levantadas, que ambos gostamos imediatamente, usando assim o livro de Júlio Verne como principal referência”, explica.
Aventura
Para traduzir o espírito de aventura do livro em forma de música, a regente selecionou um repertório que reúne obras e ritmos de diferentes continentes e regiões, passando pela África, Europa, Oriente Médio, Ásia, Oceania e América do Norte, encerrando a jornada com a música brasileira.
Fazem parte dessa viagem musical obras como “African Dreams” (Brant Karrick), “Arabian Dances” (Roland Barrett), “Korean Folk Song” (James Curnow) e “Mas que nada”, de Jorge Ben, com arranjo de Michael Brown.
De acordo com Ludhymila, as oito obras selecionadas para este concerto situam-se no grau médio de dificuldade dos integrantes da Banda Sinfônica Intermediária Vale Música. Um dos grupos de formação do Projeto Vale Música Espírito Santo, a banda está em atividade desde 2022 e reúne 65 integrantes, entre alunos e monitores, na faixa etária de 10 a 22 anos. “Os alunos dos níveis intermediários são preparados para ingressar na Banda Sinfônica Vale Música, um dos grupos de referência do projeto”, destaca.
Concertos
A Banda Sinfônica Intermediária Vale Música fez a sua estreia na abertura do concerto “Luz Imortal”, da Banda Sinfônica Vale Música, em outubro de 2022. Anualmente, a banda realiza dois concertos: o primeiro com caráter sinfônico e o segundo com temática popular.
Em setembro de 2023, participou do concerto “Os 4 Elementos” ao lado de outros grupos de formação do Projeto Vale Música Espírito Santo, com repertório formado por temas latinos. Em novembro do mesmo ano, apresentou o concerto “Trilha Sonora de Filmes”, com clássicos do cinema que emocionaram gerações.
Professora de clarineta do Projeto Vale Música Espírito Santo, Ludhymila Bruzzi ganhou notoriedade no ano passado ao reger a Nova Orquestra no show da cantora Pitty, no Festival The Town (SP), e no Réveillon de Copacabana (RJ), para um público de 2 milhões de pessoas.
PROGRAME-SE:
Concerto “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, com a Banda Sinfônica Intermediária Vale Música
Regência: Ludhymila Bruzzi
Data: 01/08 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Casa da Música Sônia Cabral - Rua São Gonçalo, Centro, Vitória (ES), 29.015-210
Entrada gratuita: retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do concerto
Duração do espetáculo: 50 minutos
Classificação: Livre
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura
REPERTÓRIO:
1. African Dreams (Brant Karrick)
2. Arabian Dances (Roland Barrett)
3. Bolero (Maurice Ravel / Arr. Johnnie Vinson)
4. Capriccio Espagnol (Nikolai Rimsky-Korsakov / Arr. Mark Williams)
5. Korean Folk Song (James Curnow)
6. Australiana (Roland Barrett)
7. America (Leonard Bernstein / Arr. Johnnie Vinson)
8. Mas que nada (Jorge Ben / Arr. Michael Brown)
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados - Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul - e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS