Programa de sustentabilidade transforma resíduos plásticos hospitalares em matéria-prima
Programa realizado no Hospital Santa Cruz, da Rede D’OR, evita emissão de 6,5 toneladas de gás carbônico, o que corresponde à circulação de 172 carrUm programa pioneiro da BD, uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo, realizado em parceria com a Rede D´Or, transformou cinco toneladas de resíduos hospitalares plásticos não contaminados em matéria-prima para produção de novos produtos plásticos, como lixeiras para uso da própria instituição de saúde. Com o volume reciclado em 12 meses, a iniciativa evitou a emissão de 6.5 toneladas de gás carbônico, o que corresponde à circulação de 172 carros populares.
Chamado de BD Recicla, o programa de logística reversa foi implantado no Hospital Santa Cruz, em Curitiba (PR). A companhia oferece o treinamento aos colaboradores do hospital e identifica o processo de reaproveitamento de materiais descartáveis. Realiza a coordenação da coleta, transporte, processamento e destinação dos resíduos de forma segura e ambientalmente responsável.
“Nosso objetivo é reduzir o impacto no meio ambiente e as parcerias com nossos clientes são essenciais para a redução de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. O programa BD Recicla faz parte da nossa estratégia ESG, que contempla outras iniciativas, e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas”, explica Isabel Melgaço, gerente Customer Care da BD Brasil.
“O Projeto BD Recicla tem muita sinergia com a responsabilidade socioambiental da Rede D’Or. Os materiais coletados são encaminhados para destinação correta, contribuindo para a preservação do meio ambiente por meio da reciclagem. Estamos muito felizes com esta parceria com a BD, em que buscamos juntos atuar nesta abordagem preventiva aos desafios ambientais”, complementa Ingrid Cicca, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Rede D’Or.
Os materiais reciclados foram seringas preenchidas BD Posiflush® e outros resíduos que antes eram considerados infectantes e, após a implementação do projeto e estudo realizado pela BD, puderam passar pelo processo de reciclagem.
O programa será ampliado para outras unidades da Rede D´Or ao longo do ano.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS