Prodnorte apresenta projeto de coleta seletiva a Renato Casagrande

Um projeto que promete transformar a forma como o lixo é tratado nos municípios do norte do Espírito Santo foi apresentado ao governador, Renato Casagrande, na manhã da última segunda-feira (09/06/2025), durante encontro no Palácio Anchieta. A proposta, elaborada pelo Consórcio Público Prodnorte, visa fortalecer a infraestrutura da coleta seletiva e melhorar as condições de trabalho das associações de catadores da região.
Quem conduziu a reunião foi o prefeito de Jaguaré e presidente do Prodnorte, Marcos Guerra. Ele reforçou que o projeto une desenvolvimento sustentável, valorização social e redução de custos para as prefeituras. A apresentação técnica foi feita por Elder Chagas de Sá, gerente de Meio Ambiente do consórcio.
Entre as ações previstas estão a aquisição de caminhões, prensas e balanças, que vão otimizar o trabalho dos catadores e garantir mais segurança no dia a dia. Hoje, os municípios consorciados produzem mais de 400 toneladas de resíduos por dia, e os estudos mostram que ao menos 110 toneladas podem ser reaproveitadas com a coleta seletiva funcionando de forma plena.
A região já conta com 11 associações de catadores formalizadas, reunindo 130 trabalhadores. Com a regularização das associações de Nova Venécia e Conceição da Barra, esse número pode subir para 150, ampliando o impacto social e ambiental do projeto.
Também participaram do encontro o secretário executivo Marcelo de Oliveira Almeida; a assessora de projetos ambientais Fágna Silveira Piva; as agentes de defesa ambiental Carolina Zampirolli Fávaro Bessa e Esthefânia dos Santos Tartaglia Lisboa; e o gerente de Turismo Cícero Márcio Dantas de Oliveira. O evento contou ainda com o apoio do deputado estadual Toninho da Emater, além de prefeitos, secretários de Meio Ambiente e representantes de associações.
Para quem vive a realidade da gestão de resíduos no dia a dia, o projeto, além de trazer novos equipamentos representa também uma chance de dar melhores condições a quem transforma o que seria descartado em trabalho, renda e futuro.
Como destacou Marcos Guerra, presidente do Prodnorte, “ao fortalecermos a coleta seletiva e valorizarmos o trabalho essencial dos catadores, não estamos apenas cuidando do meio ambiente, mas também gerando emprego, renda e dignidade para centenas de famílias.”
Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias