Prefeito e Vice-governador entregam a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Evaldo Soella
A educação linharense viveu um momento histórico na manhã desta segunda-feira, dia 9. Ao inaugurar a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral, Evaldo Soella, no bairro Gaivotas, o prefeito Lucas Scaramussa alcançou, em apenas um ano e dois meses de governo, a marca simbólica e transformadora da 2ª escola de tempo integral entregue na sua gestão.
O ato reafirma o compromisso da Prefeitura de Linhares com o futuro dos estudantes e com a valorização da escola pública como instrumento de mudança de vidas. A entrega da nova unidade de ensino do Município contou com a presença do prefeito Lucas Scaramussa, do vice-prefeito Franco Fiorot, do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, da secretária de Educação de Linhares, Rosinéia Bergamaschi, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.
Durante a solenidade o prefeito destacou o significado do investimento para a cidade de Linhares. “Chegar à 2ª escola de tempo integral é a prova de que estamos no caminho certo. Educação é prioridade absoluta do nosso governo, porque é ela que transforma realidades, cria oportunidades e garante dignidade para os nossos jovens", afirmou Lucas Scaramussa.
A estrutura da unidade de ensino contou com investimentos de R$ 14.363.456,86, numa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. As obras contemplaram a construção de 14 salas de aula climatizadas, com capacidade para atender 420 alunos, do 6.o. ao 9.o. ano, do ensino fundamental II, das 7 às 16 horas. A escola conta ainda com auditório, biblioteca, refeitório, sala de informática, sala de recursos, área de recreação e espaços adequados para práticas pedagógicas modernas.
“Segunda começou cedo, com muito trabalho e entrega boa. Sempre em parceria com todos os prefeitos, para melhorar a vida do capixaba. Hoje, ao lado do prefeito de Linhares Lucas Scaramussa, um grande parceiro, entregando mais uma escola de tempo integral. É assim: com foco no trabalho e com parceria, que o Espírito Santo prova todos os dias que é o Brasil que dá certo”, declarou o vice-governador Ricardo Ferraço.
Nas escolas de Tempo Integral, alunos, escola e comunidade estabelecem objetivos comuns e implementam ações baseadas em evidências científicas para alcançar a máxima aprendizagem para todos e a melhoria da convivência entre todos.
Emocionada com a entrega, a secretária municipal de Educação, Rosinéia Bergamaschi, ressaltou a importância do momento para o município e agradeceu a todos que tornaram a inauguração possível e destacou que não há nada mais importante do que investir em educação e ampliar a oferta de escolas em tempo integral para os jovens.
“Hoje é um dia muito importante e significativo para o município de Linhares. Estamos inaugurando este belíssimo equipamento, uma escola em tempo integral. Muito obrigado a todos que fizeram isso possível, e vamos sempre em frente. Esse é mais um compromisso honrado com a educação, a entrega dessa tão sonhada unidade de ensino que atenderá alunos do ensino fundamental II. Hoje estamos entregando essa estrutura maravilhosa, mas o que acontece aqui vai além da estrutura, é o sonho, é o futuro destes estudantes e de suas famílias”, disse.
Famílias aprovam nova Escola
“Eu e minha esposa saímos de casa cedo, às 5h da manhã. Precisamos trabalhar e ter essa escola perto de casa vai ajudar muito. Não só a gente, mas como todos os pais que precisam desse apoio.” Essa é a garantia de tranquilidade que vai permitir a Eduardo Jesus Madeiro cumprir a carga horária de trabalho como soldador. Ele tem um filho de 11 anos matriculado na nova unidade de ensino.
“Essa será a primeira vez que meu filho vai estudar em uma escola assim, de tempo integral. Muito melhor ele estar aqui fazendo amizades do que ficar na rua”, disse aliviada a entregadora Ana Flávia Adeodato.
No rostinho dos alunos curiosidade e encantamento. Além de receberem uma escola novinha, todos os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental receberam kit de material escolar e ao longo da semana, todos matriculados, também receberão tênis e meias na numeração adequada. “Eu amei tudo que ganhei”, diz Bianca Jovita, estudante de 12 anos que já estava pensando nos looks que usaria com o tênis.
Escola das 7 às 16h e com 4 refeições
Na Escola de Tempo Integral Evaldo Soela, no bairro Gaivotas, para o ano letivo de 2026, os estudantes foram divididos em 12 salas climatizadas. Terão 8 aulas diárias, com 50 minutos cada. O horário das aulas é das 7h às 16h.
Serão oferecidas 4 refeições: desjejum, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Todo cardápio é acompanhado por nutricionistas e adaptado caso o aluno tenha restrições alimentares.
Durante o almoço, os alunos serão divididos em 2 grupos: enquanto um está no refeitório, o outro estará no Recreio de Possibilidades. Neste momento, os estudantes farão atividades com os professores, jogos ou filmes de acordo com o cronograma.
A estrutura da escola ainda conta laboratórios, biblioteca e quadra de esportes. Para dar conta de todo trabalho, são 42 profissionais entre limpeza, cozinha, área técnica pedagógica e gestores atuando na unidade.
“Temos uma expectativa imensa para 2026. Eu cresci nessa comunidade, sei como é importante para toda vizinhança receber essa escola. Essa é uma grande conquista” declarou Welington Gomes Francisco, diretor da escola.
Além das matérias tradicionais, os estudantes terão as metodologias de eixo, que são: disciplinas eletivas, aulas de protagonismo, estudo orientado e pensamento científico.
O nome da EMEFTI Evaldo Soella foi uma homenagem a um antigo morador do bairro que queria ver a área desenvolvida e a educação se torna parte disso.
A nova instituição de tempo integral de Linhares é a segunda entregue nesta gestão. E se soma às outras que já funcionam no mesmo sistema de jornada estendida no município que são: CEMEIEFTI Palmital, CEMEIEFTI Boa Esperança, EMEF José Modeneze e EMEFTI Evaldo Soella.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS
