Porta a Porta garante a alegria de usuários no Sambão do Povo
Usuários cadastrados no Porta a Porta, serviço da Prefeitura de VitóriaUsuários cadastrados no Porta a Porta, serviço da Prefeitura de Vitória, puderam prestigiar os desfiles da escolas de samba direto do Sambão do Povo. O sistema, que é exclusivo para pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas, levou os munícipes até o local, proporcionando momentos de alegria e lazer. Os veículos circularam durante toda a noite durante os três dias do evento.
A frota é composta por nove veículos e todos estiveram disponíveis. No Sambão, havia um local que contou com uma área demarcada onde os cadeirantes tiveram uma estrutura adequada e confortável, inclusive com banheiros exclusivos.
Segundo o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a intenção é que o serviço Porta a Porta também seja utilizado para o lazer, não somente para as obrigações do dia a dia.
"O Carnaval é um dos maiores eventos do país. Os cadeirantes não poderiam ter ficado de fora. Criamos uma logística e nosso planejamento foi feito para atender todos interessados em assistir ao desfile e que tiveram a iniciativa de nos procurar", disse o prefeito.
Inclusão
Pazolini explicou ser uma oportunidade de diversão para todos, inclusive para quem tem dificuldade de se locomover. É um público atendido o ano inteiro em Vitória e que deve ter o lazer como uma das motivações.
Pazolini explicou que o destino pode ser uma igreja, um parque, um evento, o shopping, o Projeto Praia Legal ou algum outro. O usuário terá todo conforto para ir e vir com toda comodidade, pois precisa se divertir também.
"Inserir todos é fundamental porque lazer é inclusão também. Assim como a sensibilização feita em oportunidades como essa de levar segurança e comodidade para pessoas com deficiência que devem estar seguras para ir e voltar com tranquilidade para suas residências", disse o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.
Crescimento
Desde que o serviço foi retomado em 21 de junho de 2022, já foram realizadas 3.783 viagens a lazer, representando 11,49% do total. Somando os deslocamentos por saúde, educação, trabalho e lazer, foram realizadas 32.919 viagens desde junho.
A maior parte das viagens ocorreu por motivos de saúde, seguido por educação e trabalho. Os usuários cadastrados devem agendar o atendimento pelo telefone (27) 98125-0870.
O serviço funciona todos os dias, das 4 horas até a meia-noite, inclusive aos finais de semana e feriados. Atualmente, estão cadastrados 465 usuários aptos a utilizar o serviço.
O serviço Porta a Porta, da Prefeitura de Vitória, foi ampliado e cadeirantes que moram na capital e estão cadastrados junto à Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) passaram a ser atendidos com uma melhor estrutura em comparação com a observada anteriormente.
Portal SBN