Oficina de Economia Circular capacita comunidade de Candeias em reciclagem e empreendedorismo
Promovido pela Braskem e Mosaico Reciclado, iniciativa capacitou 20 moradores de Passé, que receberam certificados após conclusão da Oficina
Moradores da comunidade de Passé, localizada na cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador, participaram nos dias 9 e 10 de outubro de mais uma edição da Oficina de Economia Circular. Promovida pela Braskem e Mosaico Reciclado, a iniciativa busca promover a conscientização da importância da reciclagem e do desenvolvimento econômico sustentável, através de técnicas que transformam o plástico em arte.
Realizada no Clube Beneficente Pais e Filhos, a Oficina possui carga horária de oito horas e é ministrada pelos artistas plásticos Diva Oliveira e Ivan Oliveira. As obras de arte resultante da oficina podem ser aplicadas em camisetas, quadros, ecobags e outros produtos. “Permitir que a comunidade produza e venda seus produtos de forma sustentável é a principal finalidade da Oficina de Economia Circular. Uma oportunidade para aprender como gerar renda e cuidar do meio-ambiente”, destaca Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Os 20 alunos que foram capacitados nos dois dias de Oficina aprenderam a preparar os materiais, separando as embalagens plásticas por cores e texturas e, em seguida, fazendo o corte e montagem de mosaicos, criando padrões inspirados em réplicas de quadros famosos, paisagens e cenas históricas. Outra especialidade é o desenho de mulheres negras de turbante, que contribui ainda para que os alunos, em sua maioria mulheres negras, se sintam representadas.
Para a artista plástica Diva Oliveira, uma das professoras da Oficina, poder unir desenvolvimento econômico e sustentabilidade é uma realização pessoal.
“Temos alunos aqui que já estão se preparando para vender os produtos que aprenderam a fazer aqui. A gente se sente muito gratificada com isso. E agradeço muito à Braskem , que nos deu a oportunidade de reciclar e mostrar que nada que vem para a gente precisa ir somente para o lixo. A gente precisa do plástico, então vamos transformar o resíduo em geração de renda sustentável”, diz.
Uma das alunas da Oficina, a estudante de Direito Iasmim Oliveira, revelou que pretende aplicar o conhecimento adquirido com a iniciativa e buscar uma fonte de renda extra. Ela ainda ressaltou a importância da reciclagem.
“Reciclar é preciso, é muito necessário, e a gente está dando uma utilidade para as embalagens que, no dia a dia, acabamos descartando de forma indevida”, apontou.
Para Edvanir Santos, conhecida como Dinha, e a mãe dela, dona Celina dos Santos, líderes comunitárias que auxiliaram na organização da Oficina, a iniciativa foi de extrema importância para a comunidade.
“Estamos prestes a fechar uma encomenda para vendermos, no fim deste ano, os produtos que aprendemos a fazer aqui. Antes de terminar o curso, a gente já está vendo a demanda para nossos produtos, que são feitos de forma sustentável”, afirma Celina. “A oficina foi muito importante para a nossa comunidade. Só tenho a agradecer“, conclui Dinha
Em 2023, a Braskem promoveu a Oficina de Economia Circular nas comunidades de Madeira, em Candeias, e de Leandrinho, em Dias d’Ávila, além de uma edição ocorrida durante o 1° Fórum Nordeste de Economia Circular, realizado em Salvador. Em maio deste ano, foi a vez da comunidade de Santana, localizada em Ilha de Maré, na Baía de Todos-os-Santos, receber uma edição da Oficina de Economia Circular. Nas quatro edições, 75 pessoas foram beneficiadas diretamente.
PORTAL CBN | COMUNICAÇÃO BRASILEIRA DE NOTÍCIAS