Mais profissionais da saúde iniciam capacitação sobre o Procotolo de Manchester
Mais profissionais da saúde iniciam capacitação sobre o Procotolo de ManchesterMais 142 profissionais, médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde de Vitória, iniciaram, nesta segunda-feira (06/03/2023), a Capacitação do Protocolo de Manchester – Classificação de Risco. A segunda etapa do curso, ofertado pela Secretaria de Saúde e ministrado pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, acontece até segunda-feira (13), na Escola Técnica do SUS.
“Uma alegria muito grande estar aqui com vocês! Estamos ofertando o curso de atualização para os profissionais que já fazem a classificação de risco nos prontos atendimentos além de capacitar novos profissionais para realizarem a classificação de risco nos serviços de urgência. O Protocolo de Manchester em Classificação de Risco garante maior qualidade na assistência no serviço de urgência e emergência, seguindo um protocolo de classificação internacionalmente reconhecido nessa área. Esse procedimento tem como objetivos humanizar e personalizar o atendimento, determinar a área de atendimento primário e reduzir o tempo para o atendimento, fazendo com que o usuário seja visto precocemente de acordo com a sua gravidade, disse a secretária de Saúde, Joanna De Jaegher.
Classificação de Risco
A classificação de risco é uma importante ferramenta na organização do fluxo do paciente e tem como objetivo determinar a prioridade clínica dos pacientes, identificando rapidamente àqueles que apresentam risco de morte e/ou de perda de função de um órgão ou membro.
O processo de classificação de risco pelo Protocolo de Manchester é realizado por um enfermeiro ou médico capacitado e certificado pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, a partir de uma entrevista e observação rápida dos sinais e sintomas do paciente, determinando o nível de urgência do doente de forma objetiva e sistematizada. Em seguida, o atendimento médico é realizado de acordo com a prioridade clínica estabelecida.
É aplicado em 100% dos pacientes para avaliar e priorizar a gravidade dos casos. São cinco prioridades clínicas, sendo o vermelho mais grave e o azul menos grave.
1) EMERGÊNCIA (vermelho) – necessitam de atendimento imediato;
2) MUITO URGENTE (laranja) – necessitam de atendimento praticamente imediato ;
3) URGENTE (amarelo) – necessitam de atendimento rápido, mas podem aguardar;
4) POUCO URGENTE (verde) – podem aguardar atendimento ou serem encaminhados a outros serviços de saúde;
5) NÃO URGENTE (azul) – podem aguardar atendimento ou serem encaminhados a outros serviços de saúde.
Atualização do Protocolo de Manchester
De dezembro de 2022 até fevereiro deste ano, foi realizada a atualização do Protocolo de Manchester para 125 profissionais médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e Prontos Atendimentos, que estão aptos a utilizar o Protocolo de Manchester.
Portal SBN