Luta contra pandemia no Espírito Santo é tema de documentário

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Luta contra pandemia no Espírito Santo é tema de documentário

O filme “Covid no Brasil: Memórias da Resistência Capixaba” estreia na TVE.
Espírito Santo - Documentário

O enfrentamento à pandemia no Espírito Santo é o tema do documentário “Covid no Brasil: Memórias da Resistência Capixaba”, que a TVE vai exibir a partir do próximo sábado (25/10). O trabalho tem direção e roteiro de Filipe Chicarino e pesquisa e consultoria técnica do médico sanitarista Nésio Fernandes, ex-secretário de Estado da Saúde.  

O documentário será exibido em três dias e horários diferentes. Sua difusão está alinhada à missão da Fundação Carmélia em promover cidadania, preservar a história capixaba e estimular o pensamento crítico, auxiliando na formação de cidadãos mais conscientes e bem-informados. Com a exibição do trabalho, a TVE coloca em destaque seu compromisso com conteúdos de qualidade e relevância, o que está relacionado também ao compromisso com a ciência. 

Nésio Fernandes destaca, além da democratização da informação, a importância da conservação da memória com a apresentação do documentário: “O enfrentamento à COVID-19 foi um dos maiores desafios vividos pela sociedade capixaba. Exibir esse documentário em TV aberta é um ato de democratização da memória histórica da pandemia. O relato de pacientes, familiares, trabalhadores e gestores que viveram aquele período é fundamental, não apenas como aprendizado coletivo, mas também como homenagem e respeito à memória dos que perdemos”, observa. 

Para o médico sanitarista, a resiliência capixaba diante da pandemia permanece como referência para o enfrentamento de questões diversas. “Esse documentário recupera sentimentos, convicções e a humanidade de quem enfrentou um tempo de grandes desafios. A pandemia não foi apenas polarização e guerra nas redes sociais, ela também revelou o melhor da ciência, das pessoas, dos gestores e dos trabalhadores. É a memória da resistência. O SUS, com endereço capixaba, resistiu”, destaca. 

Sobre o filme:

Produzido pela Organização Colibri para o Desenvolvimento da Saúde Única, o documentário mostra bastidores inéditos da condução do plano de combate à pandemia no Espírito Santo, um estado que, frente à incerteza global e ao caos sanitário, escolheu o caminho da ciência. A narrativa, que transcende números, revela as engrenagens de um enfrentamento determinado, com cada decisão calibrada pela razão e pela expertise. 

O roteiro acompanha como o Estado navegou pelos desafios da pandemia, desvendando os impactos da desinformação e resgatando a corrida contra o tempo pela vacinação. Também testemunha a solidariedade dos capixabas, que abriram as portas para acolher pacientes do Amazonas, Santa Catarina e Roraima. Foi um gesto de humanidade que posicionou o Espírito Santo como porto seguro em um período sombrio. 

O filme resgata não só a história de vítimas e de seus familiares, mas também de profissionais de saúde que travaram uma guerra diária nas linhas de frente e de gestores públicos que não mediram esforços durante o enfrentamento da maior crise sanitária da história recente. Ao não erguer hospitais de campanha e, sim, fortalecer sua estrutura de saúde, o Espírito Santo consolidou um legado concreto e permanente. O investimento resultou, 5 anos depois, em um aumento significativo de leitos e um sistema de saúde mais robusto e preparado. 

Serviço 

Exibição do documentário “Covid no Brasil: Memórias da Resistência Capixaba”, no canal 2.1 da TV aberta e no canal da TVE no YouTube (https://www.youtube.com/@tveespiritosanto)

25/10, sábado, às 18h30

01/11, sábado, às 18h30

07/11, sexta-feira, às 22h 

PORTAL  SBN |  SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS 

 

Últimas da Bahia

Veja Mais +