Idosos de Jaguaré recebem orientações para combater o Aedes aegypti

Com foco na prevenção das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, mais de 220 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) “Grupo Alegria”, em Jaguaré, participaram de um circuito de palestras sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação educativa foi realizada nos dias 01 e 02 de julho, terça e quarta-feira, no Centro de Convivência Marcelina Cocco, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
As orientações foram conduzidas pelo agente de combate a endemias Elder Camilo Langa, que explicou como eliminar criadouros e identificar sinais de infestação nas residências. Durante os encontros, os idosos observaram larvas do mosquito e entenderam mais sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, reforçando os cuidados necessários para impedir sua proliferação.
Na terça-feira (01/07/2025), 115 idosos participaram das atividades, divididos entre os turnos da manhã e da tarde. Já na quarta-feira, outros 107 compareceram ao espaço para novas rodas de conversa. A iniciativa faz parte das oficinas temáticas promovidas pelo SCFV e reforça o compromisso do município com a saúde preventiva.
Além de fortalecer vínculos sociais, o SCFV tem papel essencial na disseminação de informações de saúde. Em Jaguaré, o conhecimento compartilhado com os idosos contribui diretamente para ampliar a rede de proteção nas famílias e comunidades, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias