Governo do Espírito Santo formaliza projeto de reúso de esgoto para abastecimento industrial da Vale

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Governo do Espírito Santo formaliza projeto de reúso de esgoto para abastecimento industrial da Vale

Espírito Santo - Sustentabilidade

No futuro próximo, parte do esgoto sanitário gerado na Grande Vitória pode voltar ao ciclo produtivo tratada e reutilizada pela indústria. A proposta, que acaba de avançar, envolve uma parceria entre a Águas de Reúso de Vitória, subconcessionária da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan)  e a mineradora Vale, para uso de água reciclada nas operações industriais da Unidade Tubarão, em Vitória.

Formalizado em 09/04/2025, o acordo foi celebrado por meio de um Memorando de Entendimentos (MoU) assinado durante cerimônia no Palácio Anchieta, com a presença do governador Renato Casagrande e representantes das instituições envolvidas. O projeto prevê um investimento de cerca de R$ 250 milhões e o início das operações já em 2027.

A expectativa é que a Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR), que será construída na Serra, forneça cerca de 50 litros de água por segundo à unidade da Vale. A medida visa substituir parte da água potável utilizada pela empresa, contribuindo diretamente para a preservação dos mananciais capixabas.

Durante o anúncio, o governador Renato Casagrande destacou a relevância ambiental do projeto. "Essa conquista é importante para o meio ambiente e também para o consumo humano, pois reduz a necessidade da água captada para este fim. Cuidar, economizar e fechar o ciclo da água é uma medida responsável por todos nós”, afirmou.

Casagrande também citou os efeitos das estiagens recentes como alerta para ações preventivas. “Com as obras de saneamento da Região Metropolitana em andamento, vamos antecipar a meta do Marco Legal do Saneamento. O Estado segue avançando com responsabilidade ambiental.”

O diretor de Pelotização da Vale, Rodrigo Ruggiero, explicou que o protocolo assinado é uma continuidade de tratativas iniciadas em 2023. “Estamos em busca de alternativas para reduzir o consumo de água potável. Em um futuro breve, a água nova fornecida pela Cesan será utilizada apenas para consumo humano em nosso complexo.”

Já o CEO da GS INIMA Brasil, Paulo Roberto de Oliveira, responsável pela operação da Águas de Reúso de Vitória, destacou o caráter pioneiro da ação. “Nossa missão é ampliar soluções hídricas sustentáveis. Este projeto é um marco para a segurança hídrica e para a preservação dos recursos naturais no Espírito Santo.”

O presidente da Cesan, Munir Abud, também reforçou o papel estratégico da parceria: “Esse é um exemplo claro de como a inovação pode garantir a sustentabilidade ambiental e econômica. Vamos priorizar o uso de água potável para abastecimento humano e utilizar o reúso de forma responsável na indústria.”

O resultado dos estudos técnicos e operacionais que viabilizam o projeto deve ser apresentado em até seis meses, apontando o modelo de negócio ideal para a implementação da iniciativa.

Últimas da Bahia

Veja Mais +