Formação de Professores alfabetizadores agrega qualidade na Educação em Jaguaré
Secretaria de Educação de Jaguaré promove formação para alfabetizadoresObjetivo do programa é fortalecer o ensino-aprendizagem das crianças recém chegadas às escolas até o Ensino Fundamental; programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação de Jaguaré em parceria com o Governo do Estado
A Prefeitura Municipal de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou em setembro o curso de “Formação de Alfabetizadores – PAES 2022”. O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo - PAES é uma iniciativa do programa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental. O programa é desenvolvido a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.
A ação é coordenada pela equipe do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo – Cefope, em parceria com a Coordenação do Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo – Copaes. O objetivo é repassar o que foi ensinado no curso para os formadores indicados pelas secretarias municipais para que sejam reaplicados para um grupo de professores alfabetizadores dos municípios, com adequações necessárias que atendam às especificidades de cada contexto.
Esforço para melhorar aprendizagem dos alunos
A alfabetização é a base para uma educação construtiva, que ajuda no desenvolvimento da leitura, escrita, comunicação, ideias e pensamentos. Acima de qualquer coisa, é uma oportunidade que a pessoa tem para se sentir um pouco mais cidadã. No município de Jaguaré, o curso tem um total de 37 inscritos que se reúnem quinzenalmente, sob a orientação da professora e pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Jeane Terezinha Gabriel dos Reis Alves, que ressaltou a importância da troca de experiências em cada encontro.
“Cada aula é um momento único, onde os profissionais trocam ideias e experiências, pensando sempre no objetivo principal que é a aprendizagem dos nossos estudantes”, destacou Jeane.
A partir dessa capacitação, os professores terão a oportunidade de aprender e discutir sobre diferentes assuntos, sendo eles: ser um tutor alfabetizador, entre o ensinar e o aprender; avaliação diagnóstica e formativa; linguagem oral e linguagem escrita; práticas e interações, além de crianças como leitoras de textos.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS