ES começa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional; saiba onde e como solicitar
Documento pode ser emitido em 14 postos espalhados pelo estado. Cidadão tem até 2032 para solicitar a nova carteira.A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida para todo o Espírito Santo nesta segunda-feira (1º). Em fevereiro desse ano, o documento estava sendo emitido em fase de testes e apenas pessoas previamente selecionadas podiam retirá-lo. São 14 postos disponíveis para agendamento e outros espalhados no interior do estado que atendem sobre livre demanda para a retirada do documento. A primeira via é gratuita.
No dia 11 de janeiro já tinha passado o prazo estabelecido pelo governo para que os estados começassem a emitir a nova carteira. Anteriormente, o prazo divulgado pelo governo era 6 de dezembro, mas, a pedido dos estados, houve essa ampliação, como forma de adaptação do sistema.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou que em janeiro 3 milhões de brasileiros já tinham emitido o novo documento.
De acordo com o Decreto 10.977/2022, os cidadãos têm até 2032 para emitir a primeira via do documento, que será gratuita para todos.
A partir de agora, o sistema estadual está integrado à Receita Federal e à plataforma gov.br do governo federal. Até o momento, foram emitidas cerca de 590 carteiras no novo modelo no estado
Os testes estavam sendo realizados para tentar sanar possíveis falhas na integração dos sistemas.
Novidades
A principal novidade do novo modelo é a unificação do número em todo o país, sendo agora o número do CPF que valerá. Pelo modelo antigo, cada estado adotava a própria numeração, o que permitia que um mesmo cidadão, legitimamente, emitisse carteiras de identidade com números diferentes em estados distintos.
Portal SBN