Educação promove aulões preparatórios para as provas do Saebes e Paebes em Linhares

A secretaria municipal de Educação de Linhares iniciou ontem, 17 de setembro, uma série de aulões preparatórios voltados à preparação de alunos do 9º ano do ensino fundamental para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).
A avaliação do Saebes será entre os dias 20 a 30 de outubro, e a do Paebes ocorrerá entre os dias 10 e 28 de novembro de 2025. Os resultados serão divulgados no primeiro semestre de 2026, com devolutiva pedagógica para escolas e redes de ensino.
Essa iniciativa visa mobilizar, engajar e preparar os alunos para a avaliação, abordando conteúdos e habilidades específicas das disciplinas avaliadas, no caso dos aulões nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
A ação demonstra o compromisso da Secretaria de Educação de Linhares e das unidades de ensino da rede municipal em oferecer apoio e recursos para que os alunos sejam bem-sucedidos no Saebes e no Paebes e desenvolvam suas habilidades ao longo da trajetória escolar.
A secretária municipal de Educação, Rosinéia Bergamaschi, destaca que essa mobilização busca assegurar que todos os estudantes tenham condições adequadas para realizar a avaliação e que o processo retrate com precisão o aprendizado consolidado ao longo do ano.
"As provas do Saebes e do Paebes são importantes instrumentos de monitoramento, que nos oferece uma visão detalhada dos resultados, com recortes por região, escola e estudante. A partir dessas avaliações externas, temos um diagnóstico claro das fragilidades e potencialidades dos nossos estudantes, o que nos possibilita direcionar intervenções pedagógicas assertivas, sempre com o compromisso de garantir a aprendizagem de todos", afirmou Rosinéia.
Ela também destacou o empenho dos profissionais das escolas e da equipe da Seme: "Agradeço a cada profissional envolvido, tanto nas unidades de ensino quanto na Secretaria, pela mobilização e dedicação para que esse processo aconteça de maneira organizada e cuidadosa. Esse esforço coletivo é fundamental para que possamos oferecer uma educação de qualidade e sempre voltada ao desenvolvimento integral dos nossos estudantes."
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS